segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bancários vão à greve para repor inflação e perdas


Na última negociação salarial, sexta-feira passada, os banqueiros apresentaram a contra-proposta de 8%, muito abaixo do que está sendo reivindicado pela CONTRAF-CUT, que é 12,8%. Essa reivindicação reporia 5% das imensas perdas sofridas no período FHC, caso conquistada, o que não é nenhum ganho real, a não ser que se considere que o passado deva ser esquecido.


Hoje (segunda) haverá assembléias em todo o país, e o indicativo é de greve a partir de amanhã. Que os banqueiros, em especial o maior deles, o governo, tenham juízo e apresentem logo uma proposta que não permita o desgaste de mais uma longa greve, como tem sido nos últimos anos, para no fim apresentarem algo irrisório. E que os bancários mais uma vez mostrem disposição para o embate, e que as direções os traiam menos desta vez.

A foto é uma homenagem ao trabalhador bancário, que no seu cotidiano tem diversas hidras para matar: metas, baixo salário, assédio, insegurança, estresse. E na hora da greve, tem que enfrentar os banqueiros, o governo, os fura-greves, os babões, a mídia patronal e a opinião pública contrária que articula, e as lideranças que se vendem por fisiologismo para aceitarem merrecas.

Um comentário:

  1. Eu trocaria o título aqui para: Bancários vão à greve pela JORNADA LEGAL DE 06 HORAS.
    O artigo 224 da CLT diz: “A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana.”(Redação dada pela Lei nº 7.430, de 17.12.1985)
    Com a palavra o Ministério Público do Trabalho...

    ResponderExcluir