quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Viagem : de Bratislava a Sófia

Bratislava não é exatamente um lugar central como opção para vôos. Até uma empresa de passagens de baixo custo usa seu aeroporto de Ivanka como opção para quem vai a Viena, que fica a 70 km, ou uma hora de viagem de ônibus. Para sair de Bratislava para Sófia, que é um outro destino sem movimento, o jeito é ir para Viena pegar o vôo da Bulgaria Air (tem outras, mas a disponibilidade é bem menor) e encarar o quadrimotor Avro que parece mau conservado, como o que pegamos. O vôo é operado pela Austrian Air e o check-in é pelos seus guichês. Em 1:40h se chega ao aeroporto Vrazhdebna, em Sófia, que está reformado há pouco tempo e parece não ter movimento para seu tamanho.


Nesse aeroporto não há plataformas ou "fingers" para o embarque e desembarque, sendo usado ônibus entre a aeronave e prédio. No dia que chegamos o caixa eletrônico não tinha dinheiro, e tivemos que trocar euros por lev (лв, na abreviação local, ou lv), em uma casa de câmbio, perdendo algum na troca, como de hábito em operações desse tipo em aeroportos. Embora a Bulgária faça parte da Comunidade Européia, ainda não adota o Euro. Para efeito de contas rápidas, multiplica-se o seu valor por 1,2 para obter a quantia em reais.

Dinheiro e bagagem de mão, hora de pegar o ônibus 84 para a cidade, por apenas 1 lev, no extremo da plataforma de desembarque. Motoristas andam pelo saguão do aeroporto oferecendo táxis, mas quem não sabe que os preços são muito baixos acaba pagando caro. O aeroporto não fica muito longe do centro. Acho que deve custar uns R$ 15, no máximo. O problema é que alguns taxistas fazem o preço por fora do taxímetro, e já chutam um valor alto.

Paga-se o ônibus ao motorista. Pelo mapa do site de transportes de Sófia, o ônibus deveria parar próximo ao Boulevard Vitosha, mas talvez pelas obras de metrô que estão desviando o tráfego dessa avenida ele esteja sendo forçado a parar no parque na Ulitsa Gen. Gorko, e não no final dessa rua. Sem informarem nada sobre a mudança, acabamos perdendo o referencial e levamos um bom tempo pedindo informações nas ruas meio desertas e escuras até chegarmos a apart alugado, que fica próximo ao Centro de Cultura, numa rua que corta a Vitosha, que é a principal rua do centro. Há bons hotéis próximos a essa área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário