terça-feira, 11 de outubro de 2011

Banqueiros : Sócios da inflação, cúmplices da miséria

Torço pela hora em que irei acessar o site do meu banco e encontrá-lo fora do ar numa greve de bancários. Seria o sinal da solução do conflito em poucas horas. Hoje mais 90% das transações bancárias dependem de auto-atendimento dos clientes, por isso agências fechadas por greve não intimidam os banqueiros. Basta ter um esquema terceirizado remoto para manutenção dos sistemas de informática e um punhado de puxa-sacos trabalhando que as transações acontecem em escala quase normal.

O poder aquisitivo dos bancários despencou no governo FHC e tudo que o governo Lula conseguiu foi não ter perdas nos seus 8 anos. Os reajustes se limitaram a repor a inflação, algo que não acontecia antes. E as perdas? Foram para o bolso dos banqueiros, que pagam uma mão-de-obra cada vez mais barata. Até superávits de fundo de pensão dos funcionários foram ilegalmente apropriado por bancos, com o apoio e até iniciativa do governo Lula / Dilma.

Não existe um sistema bancário mais estatal que o brasileiro. Todos os bancos  mamam nas nossas tetas.  Quem sustenta boa parte dos gordos e imorais lucros dos banqueiros é o contribuinte, que paga imposto, e grande parte dele vai para o pagamento de juros de dívidas do governo sobre a qual as autoridades têm pouco controle. É a tal estória do "banco central autônomo" que a mídia dos banqueiros defende, ou seja, o governo vai pagar o que eles ditarem, independentemente das condições macroeconômicas. Se não pagássemos a enxurrada de juros que vai para o ralo do sistema bancário, não ficaríamos por aí dizendo ser necessário criar um novo imposto para sustentar a Saúde, etc. Teria dinheiro para investimentos e manutenção de sistemas de atendimento social de primeiro mundo!

Nosso povo, infelizmente, manipulado pela mídia, foca apenas na corrupção mais visível, que é a dos políticos safados. Gasta sua energia contra as formigas, e aceita que os elefantes passem. Isso é efeito dos telejornais e revistas patrocinados pelos banqueiros. Quem é o principal patrocinador do Bom Dia Brasil ? Do Jornal Nacional? Da Veja? Dos jornais? Bancos!

O governo Lula teve que aceitar o tucano ex-presidente Meireles porque os banqueiros chantagearam com a fuga de capitais caso o Banco Central alterasse as regras do jogo, que vêm desde a ditadura, e até de antes. Quando ele assumiu, o cenário era de catástrofe. Dólar a R$ 4,00. Inflação em elevação. Lula acabou fazendo essa concessão, quando deveria ter aproveitado a aprovação popular e ter cravado a estaca no peito do vampiro. Pagamos caro por isso. Lula teve que demitir um presidente do Banco do Brasil para dizer que queria crédito, não crise, em 2009. O BB e a CEF abriram o crédito, o consumo aumentou, e hoje temos o Brasil fora da crise.

Dilma não aceitou mais os nomes do mercado no BACEN. E agora, finalmente, o governo parece dar ordens na política de juros, mas o campo é minado. Mandou baixar os juros mesmo com a gritaria dos banqueiros pela mídia. Eles não terão o menor escrúpulo de derrubar Dilma se ela mexer mesmo na ferida, e era nisso que as pessoas deveriam focar: ou se encara os banqueiros, ou continuaremos a sangria das nossas riquezas para os rentistas que nada produzem.

Pelos banqueiros, se a greve dos trabalhadores bancários continuar com está, pode ficar por uns 30 dias que não terão prejuízos, desde que os sistemas não parem. Hoje até a compensação é eletrônica, e os banqueiros conseguem, com o poder econômico, medidas judiciais arbitrárias para afastar os sindicalistas dos principais pontos do sistema bancário, onde os piquetes poderiam decidir a disputa.

Se alguém quiser fazer um movimento realmente de protesto para mudar o Brasil, podem me chamar, se for para encarar a opressão dos banqueiros sobre a sociedade. Fora isso, estaremos lutando pelas migalhas que sobram do pagamento dos juros. Os jovens que pelo mundo todo ocupam praças e protestam apenas "contra" isso ou aquilo deveriam focar no inimigo mundial, o sistema financeiro, que nada produz e tudo suga.

Onde foi que Obama botou dinheiro em plena crise? Nos bancos. E para onde vão os recursos para "salvar" a Grécia, a Itália, Portugal? Para garantir os pagamentos de dívidas com bancos. Esse deveria ser o foco dos que estão ocupando a Wall Street nos EUA meio sem causa. Na Europa fala-se em criação de uma tarifa tipo CPMF para criar um fundo para ajudar os países a pagar suas dívidas, e não para ajudar o povo no desemprego e na miséria que a recessão estão provocando. Estatização do sistema financeiro sob controle da sociedade, esse deveria ser o lema desses movimentos. Banco é para viver de intermediação financeira, não de sugar os povos.

Tarifas bancárias extorsivas e altos juros tanto pagos pelo governo como cobrados dos clientes garantem o whisky das crianças dos ricaços, sejam banqueiros ou parasitas do sistema, que ganham sem trabalhar. Mais do que nunca, os bancários deveriam retomar o slogan de uma greve que realmente deixou os banqueiros indignados na época:

BANQUEIROS : SÓCIOS DA INFLAÇÃO, CÚMPLICES DA MISÉRIA 

Um comentário: