sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Itália : Mais políticos (inúteis) que o Brasil no Congresso


A gente reclama da quantidade de políticos inúteis do nosso congresso, e com razão, pois boa parte apenas está lá para escapar de processos e fazer negócios com o poder de voto nas questões de interesse de lobbies de grandes grupos econômicos. Para uma população de cerca de 200 milhões de pessoas, temos 81 senadores e 513 deputados federais. Já a Itália, que tem 60 milhões de habitantes, menos de um terço do Brasil, tem na folha de pagamento paga pelo cidadão nada menos que 321 senadores e 630 deputados federais!

Em frente ao Palácio Montecitori, sede do parlamento, há mais de 3 meses há um acampamento de ativistas que pedem o corte radical da quantidade de parlamentares, redução de mordomias, de carros oficiais, de despesas com administradores, etc. E levantam a bandeira da democracia direta como alternativa.

Como me disse um deles, sem o povo na rua, nada mudará, porque o corporativismo dos parlamentares jamais os fará cortar mordomias. Ou seja, cachorro não come cachorro. Detalhe: todo ex-presidente automaticamente se torna senador. Vitalício! Vai ver que é por isso que temos mais copas do mundo que eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário