segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moscou : O que sobrou do "socialismo"?




Moscou : o que sobrou do "socialismo" soviético?


Bom, do socialismo mesmo já não havia nada desde a morte de Lênin. Depois veio a aberração do estalinismo, infelizmente e propositalmente confundido com o que seria o socialismo, e no fim a suprema corrupção que levou ao fim da União Soviética e transformou a "classe dominante" ou "nomenklatura" em ricos empresários. Dos símbolos, ainda há algumas coisas.

Felizmente não vimos nenhuma estátua de Stalin, mas Lênin está presente em todo lugar. Hoje na Praça da Revolução, que fica em frente ao Teatro Bolshoi, tivemos a grata surpresa de ver uma estátua de Karl Marx. Trotsky e os demais revolucionários que atuaram com Lênin não têm absolutamente nada, afinal, foram todos assassinados e caluniados pela verdade única do estalinismo.

Nas estações de metrô, algumas riquíssimas, mandadas construir por Stalin, lá está ele, representado em mosaicos e pinturas, sempre como o guia genial dos povos, como o libertador, como o pai dos pobres. Também não há nada de material sobre os que o sucederam, ou seja, tudo aparentemente foi criado por Lênin e realizado por Stalin, até depois da sua morte. Assim dizem os símbolos que sobraram.

No subsolo próximo ao muro do Kremlin próximo ao Manege de Moscou, onde ficam as belíssimas estátuas de cavalos em uma fonte, estão lá de plantão sósias de Lênin e Stalin. Fiquei de longe olhando o movimento, e a estatística era totalmente favorável a Stalin na preferência das fotos. Educadamente ele chamava o "Lênin" para participar também.

Hoje, andando pela rua Tverskaya, a principal de comércio e bancos, chegamos à praça Pushkin e ouvimos um discurso com megafone, e fomos ver do que se tratava. Umas 50 pessoas, a grande maioria idosa,com umas 3 bandeiras vermelhas com a foice e o martelo características da URSS, e um estandarte com a foto de Stalin, além de uns 10 policiais que cercavam o local com grades, faziam parte da cena. Paramos para olhar, e do que dava para entender era que se falava os nomes de Stalin e Lênin à vontade. Não distribuíram panfletos, por isso não tivemos a menor noção do que se tratava. O site dos continuadores do estalinismo é http://moskprf.ru/ , e lá tem as últimas edições do jornal do partido, o Pravda.

Antes que alguém achasse que participava do ato, caí fora, e na mesma rua, uns 200 metros adiante, havia um prédio mal conservado, com alguns blindados antigos nos jardins, que era o Museu da Revolução. Pelo horário, estava fechado, mas uma faixa na entrada, falando de um evento acontecido em abril, era o sintoma da falta de cuidado. Ironicamente, o prédio fica a 100m do primeiro Mc Donalds da União Soviética, onde há fotos de empresários americanos e do burocrata de plantão do Kremlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário