quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Viagem : Cinque Terre arrasada por chuvas




Era para ontem termos dormido em alguma das aldeias de Cinque Terre, no litoral italiano próximo a La Spezia e Gênova. Felizmente, bateu cansaço e chovia ontem em Florença quando resolvemos ficar por lá mesmo. Hoje pela manhã, na TV se falava em tragédia das chuvas na Ligúria, uma região italiana acima da Toscana, onde estávamos ontem.

 Como a previsão do tempo para o litoral era de tempo bom, não ligamos para a informação. Acontece que |Cinque Terre fica na Ligúria, e as cidades sofreram os impactos.

Como não sabíamos de nada, estranhamos não haver praticamente ninguém se deslocando pelas estradas, até encontrarmos um trecho interditado logo depois da entrada para Corniglia e Vernazza. Tentamos descer a serra até ambas as localidades, encontrando interdições. A topografia parece com a da Rio-Santos: a estrada passa à meia-encosta, com descidas íngremes para as praias, condomínios, etc.

Nos relatos que lemos antes da viagem, faziam dessas estradas verdadeiros bichos-papões, mas a coisa não é tão ruim assim. O problema é quando se tenta parar um carro na praia, como em Riomaggiore e Manarola, que oferecem vagas de estacionamento pago em lugares ainda bem altos.

Do que pudemos ver, a região é linda. Única, com casas desafiando a gravidade nas beiradas de penhascos, e paisagens que parecem ter saído de quebra-cabeças.

Com esse problema, o mar ficou cheio de detritos e estão interrompidos os passeios de barco até as praias. Só restou a opção de Porto Venere, um recanto delicioso próximo ao porto de La Spezia, melhor ainda com a baixa estação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário