quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cachoeira livre para continuar a fazer do mesmo

A pouca vergonha do sistema penal brasileiro já mostrou que se pode prender uma pessoa e ela continuar suas atividades criminosas de dentro da cadeia. Para isso existem celulares, advogados-cúmplices, amantes, etc. A não ser que se condene o preso a uma prisão de segurança máxima (e mesmo assim ainda saem ordens), tudo continua como antes.

O que mudou com a prisão de Cachoeira e a CPI no Congresso Nacional? Até aqui só a mudança na fachada da Delta, os holofotes iluminaram as bandalhas do governador tucano de Goiás, Marconi Perilo e atingiram de leve o prefeito de Palmas, que é do PT. A ação corruptiva da Delta no esquema Cachoeira só foi investigada no centro-oeste e blindados outros governos, inclusive o federal.

Cachoeira só estava na cadeia até ontem por causa do jogo do bicho. Ninguém vai lhe tomar o passaporte, a exemplo do que o ministro-pavão do STF fez com os réus do Mensalão. Vai parar os esquemas com empreiteiras e governos? Vai um dia ser condenado pelo que já fez? E sua associação criminosa com a revista Veja para forjar dossiês? E a suspeita omissão do Procurador Geral da República, que sabendo do esquema Cachoeira não tomou as providências e deixou o processo dormir?

Hoje sairá o relatório da CPI que será automaticamente incinerado pela mídia como "vingança" do Mensalão. Veremos políticos gritando uns com os outros para defender os criminosos dos seus lados. No fim, muito falatório e todo mundo solto, mesmo com um festival de provas e alguns indiciamentos que não merecerão acusações enfáticas nem julgamentos espetaculares. E tudo continuará igual, com obras superfaturadas, financiamentos de campanhas lícitos e por caixa-dois de empreiteiras e a Veja servindo de forjadora de "verdades" que alimentam o poder paralelo que tenta golpear o governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário