sábado, 10 de novembro de 2012

Expedição Ásia 2012 - Fim da viagem, hora dos relatos

Em 22 de setembro comuniquei no blog o início de uma grande viagem à Ásia, que pela envergadura chamei de "expedição". De volta ao Brasil hoje neste curioso dia 10 do 11 do 12, que alguns panacas associam de alguma forma a uma previsão de fim de mundo, é hora de trazer os relatos das experiências que a dinâmica da viagem não permitiu fazer. Os 22 dias de bloqueio de acesso ao blog na China também.

Tivemos que suprimir algumas cidades do planejamento original para baixar o ritmo e adaptar o roteiro às dificuldades logísticas que encontramos na prática. Saímos de Brasília no dia 23/9 para Nagóia (Japão), com conexões em Atlanta e Detroit (EUA). No Japão, além de Nagóia, visitamos Osaca, Kobe, Nara, Quioto, Tóquio e Kamakura. Na Coréia estivemos em Seul e fomos até a Zona Desmilitarizada na fronteira com a Coréia do Norte (DMZ). Na China, além de Pequim, viajamos até a muralha, fomos a Xangai, Zhangjiajie (Monte Tianmen), Xi'An (guerreiros de terracota, rota da seda), Guilin e Yangshuo (cenários incríveis), Hong Kong e Macau. Voltamos a Nagóia e retornamos ao Brasil via Detroit e Atlanta, onde o tempo de conexão nos permitiu visitar rapidamente a cidade. Chegamos hoje às 8h.

Antes de entrar na rotina do Brasil quero aproveitar para fazer o máximo de relatos. Tem uma pilha de revistas e jornais que ficaram me esperando nesse período, além e-mails, mensagens no facebook em meio a uma conjuntura de eleições e pós-eleições, mensalão, greve dos bancários e outros que pude acompanhar superficialmente. Arrumar as coisas, fazer os balanços, analisar o fluxo de caixa futuro, também são tarefas urgentes, mas o mais importante é não deixar de registrar o que vimos, aquilo que está na memória, e de propor análises a partir de reflexões que fizemos nesse período.

O primeiro número é o de fotos e filmes feitos na viagem, desde 23/9 : exatos 22.982. Uma média de 469 fotos / filmes por cada um dos 49 dias. Outro dado é o peso de papéis com informações colhidas : 11,4 kg. Perdi 2,4 kg desde que saí do Brasil. O blog, apesar de ter postado apenas 26 novas matérias, manteve-se vivo com média de mais de 200 acessos / dia.

Os custos da viagem, ainda não levantados com precisão, não superaram o valor orçado, o que é muito bom. Pelas limitações que enfrentamos, praticamente não trouxemos nada de compras. Priorizamos livros de história ou com fotos que jamais teríamos condições de tirar nos locais visitados.

Encontrei um scanner de ótimas características, que além de velocidade e sensibilidade trabalha com negativos, slides e filmes, o que permitirá organizar parte do meu acervo antigo. Aproveitei o preço e trouxe uma nova câmera Sony  Alpha 5N, que não substituirá em versatilidade a atual Sony HX5, mas tem a vantagem do câmbio de lentes, um ganho de qualidade, principalmente. No mais, camisetas, magnetos, pequenas garrafas de bebidas, pequenos utensílios, etc. Sobrou cota. Como é de praxe, praticamente não trouxe nada para ninguém (vide http://blogdobranquinho.blogspot.com.br/2012/04/viagem-cilada-das-encomendas-no.html)

Tenho material para passar anos escrevendo, por isso o mais difícil será a seleção do que escrever, até para não superlotar o blog. Pode terminar em livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário