quinta-feira, 15 de maio de 2014

BRASIL VIRA-LATAS 0025 : "Vamos fazer na Copa uma vergonha mundial. Ôba!!! "

Há 3 anos "previram" tudo dar errado
Se no Brasil a mídia faz um grande estrago na mente das pessoas, mesmo com a possibilidade de debatermos com as pessoas próximas e as alternativas de mídia, imaginem o que não faz com as cabeças de quem mora no exterior? Até a eleição presidencial passada a Globo Internacional era o único canal que chegava aos milhões de brasileiros no exterior. Tive a curiosidade de comparar dados das urnas do TSE no exterior com a cobertura de TV, e na ampla maioria os votos foram do candidato do PSDB, enquanto no Brasil a candidata Dilma venceu com boa margem.

Hoje a Record também atua em 150 países e concorre com a Globo. Seu conteúdo às vezes mostra realidades que a Globo manipula, até como forma de se diferenciar. Mesmo assim, a grande (de) formadora de opiniões é a Globo. Seu canal vem em pacotes que também podem ser vistos pelos estrangeiros. E somada a essa força contra o Brasil há a mídia estrangeira, como o Financial Times e outros que têm no Brasil uma ameaça ao eurocentrismo. Assim como os coxinhas no Brasil odeiam pobres, os conservadores nos países ricos também odeiam países pobres. Em ambos os casos pelo mesmo motivo: não querem que ascendam para não ameaçarem o "status quo" deles.

A VEJA não enxergou que seríamos capazes
Quando o assunto é Copa do Mundo essa unidade externa contra o Brasil chegou ao nível de atacarem a nossa embaixada em Berlim, pois as pessoas passaram a crer que estamos levando o povo à miséria para construir estádios. Na Copa de 2010, na África do Sul, isso não aconteceu, e houve por lá um punhado de ocorrências que poderiam ter comprometido os jogos, de greves a problemas de logística. Além do mais, e aí está o cerne desse ódio, o Brasil já é a 7a economia mundial e em breve será a sexta, desbancando países europeus. Atua como líder regional na América Latina confrontando os Estados Unidos. Tem adotado política externa independente, alinhado com o Mercosul e o BRICS, batendo de frente com interesses de outras potências. Quer uma vaga no  Conselho de Segurança da ONU e tem papel importante na Organização Mundial do Comércio, na FAO e no G-20.

Nossos vira-latas, portanto, estão fazendo as pessoas daqui e de fora crerem que somos incompetentes, inúteis, corruptos, cruéis com os pobres roubando-lhes a saúde e educação, etc. Querem fazer da Copa uma vergonha para o país.  Ficarão felizes se algo manchar o evento mundialmente, principalmente se isso render votos nas eleições de outubro. Sairão pelo mundo todos fagueiros bradando: sou brasileiro, um cidadão de segunda classe, no meu país nada presta, somos incompetentes, nascemos para ser lacaios de potências estrangeiras, hahahahaha. E os gringos agradecerão, pois a imagem do país será seriamente afetada, implicando em descrédito na geopolítica, no comércio, serviços, etc.

Se tudo der errado haverá impacto negativo, mas já atenuado pela expectativa ruim. A virulência da mídia não poderá ser a mesma da oposição, já que a Copa envolveu recursos de estados (e não federais) governados pelos principais partidos, inclusive os da oposição.

O que não avaliam é que para quem chegou ao fundo do poço através da campanha difamatória, se algo der certo será lucro. Quando viajei para certos países li muitas críticas para ter noção dos perigos. Coisas aterradoras, por exemplo, sobre a China e a Rússia. Fui prevenido, não vi nada do que se dizia, minha expectativa era baixa e o realizado acabou sendo muito acima do esperado. Voltei maravilhado, falando bem das coisas que vi, incentivando outras pessoas a irem. Algumas foram e também gostaram. Isso pode acontecer por aqui.

PS: depois de postar encontrei um interessante artigo de Emir Sader sobre comportamento dos turistas no Brasil na Copa. Vale a pena ler suas abordagens. http://www.entrefatos.com.br/2014/05/14/carta-maior-recomendacoes-aos-brasileiros-sobre-os-turistas-na-copa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário