sexta-feira, 23 de maio de 2014

MÍDIA BANDIDA 0059 : Espalhar depressão para promover a estagnação econômica e o ódio

Não há uma notícia boa para o país que a mídia bandida, partidária e dolosamente, não acrescente elementos com a clara intenção de negativar, de reduzir, de incitar a indecisão nos agentes econômicos e ao mesmo tempo fazer a pressão sanguínea dos espectadores subir.

Imagine o sujeito indo para o trabalho já na 3a condução, atrasado, indo ganhar uma merreca e ouvir esculachos o dia todo, ouve no rádio uma manchete de jornal que diz que "governo prevê que inflação ficará acima do previsto". Qual a reação esperada? "Essa porra desse governo está me lascando com essa inflação descontrolada". Já o empresário no seu carro, que saiu de casa pensando na conjuntura e decidindo sobre investimentos e estoques, ouve a notícia e  pensa logo: "vou segurar as compras, adiar a ampliação e aumentar os preços".

A manipulação do consórcio chamado PIG - Partido da Imprensa Golpista - incide diretamente sobre a Pesquisa Focus, do Banco Central, que afere as expectativas dos agentes econômicos. Em abril a pesquisa apontou que, no entender do mercado, a inflação passaria do teto da meta até o fim do ano, atingindo 6,51%. E não havia nenhum indicador forte da economia para essa opinião negativa. Desde então a inflação foi caindo e a expectativa do governo para 2014 passou a ser de 5,30%. Ontem o governo atualizou a expectativa para 5,6%, ou seja, dentro da meta, menor que a de 2013. Normal, controlado, deveria ser algo tranquilo.

Destaque de hoje vai para o Diário do Comércio com a seguinte pérola do dia: "Governo admite : Inflação será maior em 2014". Será que isso é o mesmo que o que diz a matéria:
 "O governo elevou as projeções de inflação neste ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,30% para 5,60%. O novo índice consta do segundo relatório bimestral sobre as receitas e despesas da União, divulgado ontem pelo Ministério do Planejamento"

 Inflação maior que o que? Que a de 2013, que foi de 5,91%, segundo o IBGE? Como hoje as pessoas só enxergam manchetes sem ler matérias, o coitado que passar na banca e vir esse título irá xingar Dilma e se tornar receptivo a outra matéria de hoje: "Aécio sobe 6% no Ibope", notícia onde a novidade seria "Dilma interrompe queda e volta a crescer em pesquisa Ibope". Pode ser que tudo isso somado leve a uma outra manchete insólita de hoje: "Dilma sobe entre os mais ricos e Aécio melhora entre os mais pobres" .


Nenhum comentário:

Postar um comentário