quinta-feira, 8 de maio de 2014

BRASIL VIRA-LATAS 0024 : "A Copa da Dilma vai ser uma tragédia"

VEJA: Vergonha da mídia brasileira 
Ontem, depois de dois meses sem ver noticiários da TV ou ler jornais, minha internet estava ruim e acabei vendo dois telejornais (não o JN). De repente, na esteira do pronunciamento à nação do Felipão, apresentando os nomes do time brasileiro que disputará a Copa, caí na real: o povo está pouco se importando com as catimbas e anti-jogo político e já vive o clima da maior festa mundial do esporte.

A oposição pode gritar e espernear. Reclamar que alguns estádios estão "só" com 99% prontos, que o gringo terá que passar pelos mesmos sufocos que os brasileiros têm no cotidiano, que não deveria ter havido Copa e os 8 bi dos estádios eram para resolver todos os problemas de saúde e educação, mimimimimmi... O fato é que raras são as propagandas cujo motivo não seja a Copa vista como grande festa. Pelas ruas do subúrbio carioca o que se vê é a tradicional pintura de muros e paredes com desenhos alusivos à Copa. E, claro, as bandeirinhas verde-amarelas, que também motivam as festas juninas que acontecerão justo nesse período de jogos.

Patéticos, requentam matérias como a que diz que o ex-ditador Figueiredo recusou a Copa em defesa do povo brasileiro. Não tem mais como dizer que os estádios vão ficar prontos só em 2038, como pregou a VEJA. Aeroportos estão sendo inaugurados, assim como obras de acessibilidade, que eram do PAC2 mas com a motivação da Copa foram acelerados. O fato é que vai haver protestos, greves, falhas, mas quem se colocar a partir de agora contra o sucesso da Copa pagará um preço alto que será cobrado pelos 200 milhões em ação. Não importa o resultado: no imaginário popular, a Copa do Mundo é nossa, e com o brasileiro, não há quem possa.

Ontem vi uma propaganda da Bombril que deve ter machucado os olhos e ouvidos dos que tentam fazer o brasileiro ficar deprimido e odiar seu país para depois tirar proveitos políticos: a cantora Ivete Sangalo, ao final, diz o bordão "Prá Frente Brasil". Vai que o povo começa a sentir orgulho? Vai que descobrem que vivem num grande país? E que o governo não é tão feio como pintam? E se o Brasil ganhar a Copa em casa, apesar da Alemanha, Espanha e Argentina? E se revertermos o "complexo de vira-latas" do Maracanazo de 1950?

Também vi imagens de pessoas adultas trocando figurinhas de álbuns da Copa, mesmo que as convocações de jogadores não confirmem alguns dos craques que estavam estampados. Não é novidade, toda Copa acontece isso. E para desespero da oposição, que apostava no fracasso do evento como parte da "tempestade perfeita" que levaria ao golpe ou à eleição da oposição, o governo federal partiu para  o contra-ataque. Uma propaganda falava contra o racismo e se coloca com mais oportunismo na conjuntura que as camisas do Luciano Huck do "somos todos macacos". A outra fala dos legados sociais e econômicos da Copa, enterrando o papo dos 8 bi dos estádios.

CPI da Petrobrás fazendo água, inflação com viés de baixa, Dilma respondendo aos ataques, racionamento explodindo no colo dos tucaCPI Mista do metrô paulista no Congresso Nacional. Estão desesperados. Apostam em "depoimentos-bombas" e em jogadas desonestas para tentar virar o jogo. Ao final da Copa, mesmo com outro Maracanazo, estaremos nas eleições, com horário eleitoral para mostrar o Brasil verdadeiro, rebater as mentiras e principalmente cobrar as propostas políticas dos que só sabem ser do contra. Não adianta irem aos "estádios do pecado construídos com o dinheiro da saúde e educação do povo" vaiar Dilma, porque a vida não passa como na tela do plim-plim. A oposição entrou no inferno astral.
nos em São Paulo, e agora a




Nenhum comentário:

Postar um comentário