sábado, 2 de janeiro de 2010

Planaltina (DF) : Pedra fundamental do Distrito Federal

Brasília fará 50 anos em 2010 e pouca gente sabe que por séculos se pensou em tirar a capital do litoral por motivos de segurança, já que tanto Salvador como o Rio de Janeiro eram vulneráveis a ataques estrangeiros. Segundo a Wikipedia, em 1822 "José Bonifácio de Andrada e Silva, tão logo viu proclamada a independência do Brasil, ofereceu à assembléia constituinte, a que então presidia, uma Memória, onde demonstra as vantagens "de uma nova capital do Império no interior do Brasil, em uma das vertentes do rio São Francisco, que poderá chamar-se Petrópole ou Brasília...".

Na legislatura de 1852 a questão tornou a ser ventilada, despertando a atenção do historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, que defendeu ardorosamente no compêndio "A questão da capital marítima ou no interior?". Coube-lhe a primeira verificação prática no local (1877). Apontou então como local mais apropriado "para a futura capital da União Brasílica o triangulo formado pelas lagoas Formosa, Feia e Mestre d'Armas, das quais manam águas para o Amazonas, para o São Francisco e para o Prata!". Determinava assim, com oitenta e três anos de antecedência, o ponto onde se iria instalar a nova capital.

Com o advento da república, volta a velha questão à tona, sempre ligada à defesa e ao desenvolvimento do país, afirmando-se expressamente, no art. 3o.da constituição republicana de 1891; "Fica pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.000 km², que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal." Floriano Peixoto (segundo presidente da república) deu objetividade ao texto, constituindo-se a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil (1892), sob a chefia do geógrafo Luís Cruls, que apresentou substancioso relatório, delimitando, na mesma zona indicada por Varnhagen, uma área retangular que ficou conhecida como Retângulo Cruls."


Para a comemoração do primeiro centenário da Independência, o presidente Epitácio Pessoa mandou colocar, em 7 de setembro de 1922, um marco fundamental (foto) num local próximo à cidade de Planaltina , em Goiás, mas nenhuma outra providência foi tomada no sentido de iniciar a construção da nova capital. A constituição de 1934 também dispôs sobre a nova capital, mas a idéia não foi colocada na constituição de 1937, voltando a aparecer na de 1946. Uma comissão técnica, em 1954, definiu os limites da futura capital. Em 1955 o presidente em exercício Nereu Ramos constituiu a Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal. Em março de 1957 o projeto urbanístico do arquiteto Lúcio Costa foi escolhido em concurso público, e iniciadas as obras de construção da nova capital, que foi transferida do Rio para Brasília em 21 de abril de 1960.

O marco histórico é acessado pela estrada DF-128, passando pelo Instituto Federal de Brasília (antigo Colégio Agrícola). Fica a cerca de 9 km do centro de Planaltina, e a estrada está parcialmente asfaltada, com uma parte em obras que merecem atenção do motorista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário