domingo, 9 de janeiro de 2011

Blog do Branquinho - balanço de 2 anos


Na virada do ano, o Blog do Branquinho completou 2 anos de existência. 2010 superou 2009 em acessos (30 mil x 14 mil) e posts (691 x 480). Terminamos o segundo ano com mais de 3 mil acessos mensais, muito além do previsto. O recorde foi em outubro, quando num dia houve 370 acessos, em uma semana com mais de 200 diários. A grande maioria dos acessos vem através dos serviços de busca da internet (cerca de 80%).

Continua reduzido o contingente dos leitores habituais, na base de 20 por dia. A aferição dos indicadores melhorou bastante com o uso do Statcounter, programa gratuito (até 500 acessos) que indica os mais lidos, as estatísticas de acesso, os últimos artigos acessados, o download de fotos, cidade de origem do acesso, tempo de permanência no blog, etc.

Os comentários mais que duplicaram, e poucos foram moderados em virtude de incitarem algum tipo de preconceito ou crime, de ofensas ao blog e outras pessoas, de ameaças, etc, em cumprimento às leis e em respeito aos leitores. Uma parte das matérias foi baseada em colaborações de pessoas amigas, que nos deram uma boa munição para escrever. Esperamos que em 2011 esse fluxo aumente em quantidade e qualidade.

A maioria das matérias tratou de política e economia. Especial ênfase foi dada à defesa de Lula contra os ataques covardes e orquestrados pela mídia golpista e no apoio à candidatura de Dilma, contra os demo-tucanos e a extrema-direita que se articulou em torno deles.

Os três objetivos principais do blog foram cumpridos na medida do possível:
- organizar informações, analisá-las e disponibilizá-las ao público em geral e a diversas listas de discussão;
- combater a "verdade única" da mídia globalizada, sem alinhamento automático a qualquer corrente política;
- variar o conteúdo (política, humor, viagens, ecologia, engenharia, etc)

Continua a irregularidade das postagens em função da irregularidade da disponibilidade de tempo do autor e das condições de acesso à internet durante viagens. Apesar de ter disponível um grande acervo de fotos e informações de viagem, muito poucas dicas e impressões foram publicados. Dificilmente em 2011 isso se resolverá, pois será novamente um ano muito corrido em meio a atividades já planejadas.

2010 foi um ano importante para os blogs. Alguns transformaram-se em trincheiras de resistência à "verdade única" da mídia oligopolizada do capital. Pela primeira vez houve um encontro de blogs progressistas, um presidente da república deu uma entrevista coletiva a essa nova mídia e pulverizou verbas de propaganda, que antes eram engolidadas pelos grandes meios de comunicação, dando sustentação à prática profissional do jornalismo alternativo.

Em 2011 vamos continuar na mesma linha, buscando a regularidade. Obrigado a todos os que colaboraram até aqui fornecendo informações, organizando o leiaute do blog, mandando fotos, comentando, criticando, ou dando força para continuar. Esperamos contar de novo com todo mundo na caminhada de 2011.

2 comentários:

  1. Este é o meu blog. Venho aqui todo dia. Sou um dos que sente falta quando não há um novo artigo.

    Eu estava montabdo um blog quando conheci o Blog do Branquinho em 2009. Era essa a linha que eu queria dar. A defesa do governo Lula sem bajulação. O combate implacável à direita demotucana. A crítica construtiva ao governo que nós conseguimos depois de décadas de luta. A crítica ao neopelguismo, sem sectarismo. Mais humor, cultura, turismo, etc, etc. Perfeito! Abandonei imediatamente o projeto de novo blog. Ficou lá o esqueleto mal acabado: http://agendaclassetrabalhadora.blogspot.com/

    Leio e divulgo o blog, um dos melhores.

    Vida longa ao Blog do Branquinho!

    ResponderExcluir