quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bradesco, Itaú e Santander reduzem juros, mas...

Aparentemente o oligopólio dos bancos privados teve que se reposicionar. Todos estão baixando taxas de juros. O Bradesco dá o motivo, na sua nota à imprensa: "Em consonância com os objetivos de estímulo ao crescimento econômico, o Bradesco anuncia hoje redução nas taxas de juros de diferentes modalidades de crédito". Não fossem os banqueirios patriotas social e ambientalmente sensíveis, capazes de cortar seus ganhos para ajudar o país e ao povo brasileiro, alguém poderia falar em cara-de-pau analisando essa declaração.

Uma coisa é anunciar um piso de juros similar ao dos bancos privados. Outra coisa é saber quantos terão o privilégio desse juro baixo, e a distribuição dos percentuais pagos por cada segmento de risco. Como estratégia de marketing, dizer que baixou o menor juro em 45% é bom, mas esconde que na outra ponta vai ter gente pagando a mesma coisa de hoje, minimizando o impacto sobre o agregado de juros pagos pela clientela.

Vamos ver nas próximas semanas o resultado disso. Como ficará o juro médio, para cada linha de crédito. Quanto será cobrado na expansão do crédito que todos prometem. E qual será o rol de ameaças a direitos dos bancários, de fechamento de agências e outras maldades que serão postas na mesa com o governo para que tenham algum tipo de compensação e não baixem os obscenos lucros que apresentam a cada balanço.

Um comentário:

  1. Branquinho,
    Estamos torcendo para que os juros diminuam mesmo, porém a injeção de crédito e medidas internas de incremento na economia estão sendo direcionadas pelas multinacionais (montadoras, por exemplo) para remessa de lucro para o exterior (lucro inflado pela falta de pagamento interno dessa grandes empresas para as empresas brasileiras menores). O governo deveria tomar alguma medida a respeito.

    ResponderExcluir