quinta-feira, 18 de julho de 2013

FANOAPÁ 0042 : Combinar sabotagem ao programa "Brasil Mais Médico" pela internet

Vejo a classe médica hoje com um problema similar ao dos militares: há milhares de profissionais fiéis ao juramento de Hipócrates, levando a Medicina a salvar vidas mesmo com sacrifícios pessoais, e burocratas de uma geração mais antiga falando em nome deles para destilar ódio de natureza ideológica e eleitoreira contra a extensão da cobertura da saúde ao locais mais remotos.

Isso só traz perdas à grande maioria. Já se está propondo que todos façam o Revalida e a extensão de dois anos na formação dos médicos, o que é ótimo para a qualidade, mas acaba sendo uma derrota para os que fazem das entidades palanques oposicionistas, porque agora terão que justificar às suas bases que o povo está apoiando isso.

Mesmo entre os mais novos há os que contribuem com o FANOAPÁ - Falta de Noção que Assola o País. Um caso que circulou bastante nas redes sociais foi atribuído a uma médica que teria proposto que os médicos pedissem exames especializados sem necessidade, em grande quantidade, para travar tudo nos laboratórios que não teriam condições de atender.

Agora veio mais um suposto médico manchar o nome da categoria propondo que todos se inscreverem no programa Brasil Mais Médico e depois não cumprirem as etapas seguintes, apenas como forma de retardar a seleção de candidatos e a eventual importação de médicos. O blog Limpinho e Cheiroso chamou esse tipo de articulação criminosa de "Máfia de Branco". O governo federal botou a Polícia Federal para investigar o caso.

O fato é que a chamada para interessados em ir para o interior com o salário de R$ 10 mil pago pelo governo federal, mais a promessa de reforço de recursos para suprimentos nos hospitais e postos de saúde, até o momento atraiu 12 mil inscritos, sejam eles médicos dignos ou não.Isso já é mais que as 10.400 vagas oferecidas e o número deverá crescer até o prazo final, 25/7. Bem mais que os 6 mil médicos cubanos que se propõs contratar, para ganhar bem mais que em subempregos nas grandes cidades. Apenas 700 estrangeiros se inscreveram até aqui.

O programa vai resolver o problema de muitos médicos com a abertura de perspectivas de melhores salários, evitar a importação e melhorar a qualidade de vida dos mais pobres. Hora dos médicos removerem cirurgicamente esses burocratas elitistas das suas entidades representativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário