sábado, 20 de julho de 2013

Rio : Chegada do Papa deixará cidade um inferno para alguns e paraíso para outros

Louvável a atitude do Papa Francisco de simbolicamente aproximar sua igreja do povo através de atos humildes, como transitar pelo centro da cidade do Rio de Janeiro às 5 da tarde em carro aberto, dispensando o Papamóvel blindado. Mais que uma demostração de identidade, Sua Santidade parece querer mostrar que o deus que diz representar tudo fará para que nada lhe aconteça de ruim, já que não há esquema de segurança que dê conta do isolamento da massa, de protestos e mesmo de atentados. O ministro Gilberto Carvalho disse tudo: "o povo fará a segurança do Papa". O Capitão Nascimento, de  Tropa de Elite, diria diferente em relação à visita de outro Papa: "Coronel, isso vai dar merda".

Numa cidade onde as autoridades policiais parecem desconhecer o óbvio nas arruaças promovidas por verdadeiras milícias que atacam os policiais militarmente e em seguida liberam para o lumpesinado o vandalismo e os saques, ao largo de legítimos protestos, mesmo nos bairros mais ricos, o que se dirá proteger um representante de instituição mundial no meio da cidade, entre uma previsível massa de milhão de pessoas, da Catedral na Av. Chile até o Teatro Municipal, e de lá até o Palácio Guanabara, onde estarão... autoridades como Dilma, Cabral, etc. Protesto na certa. Antes disso o tráfego ficará infernal do aeroporto do Galeão ao Centro, por onde a comitiva chegará. De quarta a sábado o trânsito na Dutra também terá impactos fortes.

A previsão de milhões de estrangeiros foi exagerada. Apenas 42 mil argentinos, os mais próximos, chegarão por aqui. Os missionários e fiéis estrangeiros foram distribuídos por outras cidades e convergirão para o Rio e/ ou Aparecida durante a próxima semana. Na segunda o Papa chega ao Rio, na quarta(24)  estará em Aparecida do Norte e na sexta fará a missa no Rio, em Guaratiba. Os outros milhões de pessoas virão de caravanas nacionais e principalmente da cidade do Rio de Janeiro, onde haverá feriados nos dias 23 (terça) a partir das 16h, 25 e 26 (quinta e sexta o dia todo) e 29 (segunda, até o meio-dia).

Bares, restaurantes, galerias, centros culturais, pontos turísticos, serviços essenciais e shoppings abrem normalmente, segundo nota da Câmara Municipal. Assim sendo, uma boa parte aproveitará o feriadão para as atividades pagãs de diversão e outra se incorporará à massa de seguidores de Francisco.

O Papa Francisco parece desconhecer que pegar aviões comuns, abrir portas da Santa Sé, investigar o Banco do Vaticano, tomar medidas contra a burocracia da Cúria e buscar aproximação com o povo são heresias na sua própria igreja que apontam para a abreviação dos papados. A Igreja Católica não consegue dar respostas à degeneração que atinge parte do clero (corrupção, pedofilia) nem adaptação aos tempos mais modernos (casamento gay, aborto, participação da mulher, pesquisas científicas) e muito menos à concorrência das seitas da ideologia do progresso, aquelas que voltaram ao tempo pré-protestante dos católicos, vendendo indulgências, charlatanismo e obscurantismo.

Como dizem que deus é brasileiro, o papa Francisco deverá sair bem dessa e tomará outras atitudes apostando na proteção divina, como tirar todo o sistema de pára-raios do Vaticano, afinal, por que o todo-poderoso ameaçaria sua igreja? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário