sexta-feira, 9 de julho de 2010

DF: Sindicato fecha agência bancária sem condições de trabalho


Ontem vi uma agência do Unibanco no Setor Comercial Sul, de frente para o Pátio Brasil, com uma faixa do Sindicato dos Bancários dizendo "esta agência não funcionará hoje". Pensei tratar-se de greve parcial por banco, em cima de alguma questão específica, e ao conversar com pessoas do sindicato no local disseram que a agência foi fechada por falta de condições de trabalho. Não tinha ar condicionado, e nem por onde circular ar novo. Apenas o auto-atendimento funcionava.

O sindicato vem fazendo blitzes com técnico de segurança do trabalho em diversas agências. Essa é a segunda do Unibanco fechada no DF. Praticamente todas estão em reforma para se adaptar aos padrões do Itaú, e acabam submetendo funcionários e clientes a riscos diversos.

Se a moda pega, vai ter muita agência bancária fechada, e não é por reforma de adaptação, mas por falta de manutenção mesmo. Alguns bancos, na ânsia de melhorar balanços, relegam a segundo plano as manutenções dos seus sistemas de ar condicionado, deixam as instalações em péssimo aspecto para não gastarem com reformas, mesmo que depois venham a gastar mais pela depreciação antecipada de materiais e equipamentos.

Que a iniciativa de Brasília se espalhe pelo resto do país. Mais: na campanha salarial de setembro, deveriam colocar como cláusula no acordo que os sindicatos poderiam ter livre acesso para vistoria de condições de trabalho nas instalações bancárias, emitindo relatório para providências pelos bancos em um prazo a ser estipulado. Bancos ganham dinheiro demais para desleixarem com suas instalações e oferecer riscos às pessoas.

3 comentários:

  1. Um abraço Branquinho !!!!!!

    Edivaldo - Jerê
    Técnico de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  2. muito boa a atuação do sindicato dos bancarios de brasilia, eu pensei que só fechavam as do BB e CEF. Vale minha sindicalização.

    ResponderExcluir
  3. Felizmente o Sindicato da categoria age por condições adequadas nas agências bancárias, serviço este que deveria ser mantido pelos patrões.

    santosrodrigues1969

    ResponderExcluir