terça-feira, 20 de julho de 2010

Flamengo : Bruno escapa de demissão ilegal

Há indícios do envolvimento do goleiro Bruno num crime hediondo, sob investigação da polícia. O jogador encontra-se preso preventivamente. Segundo depoimentos de testemunhas, a vítima, cujo corpo ainda encontra-se desaparecido, teria ficado em cativeiro e sido eliminada friamente, sem direito a defesa. No domingo, o Fantástico mostrou uma entrevista com Bruno onde ficou patente que a sua defesa (sem trocadilho) está bem estruturada, e tende a negar a participação do atleta na suposta morte da ex-amante e jogar a culpa no tal Macarrão.

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, bem ao modo tucano de administrar, julgou Bruno culpado e mandou eliminá-lo do quadro funcional usando ilegalmente a demissão por justa causa, aplicável quando encerrado o processo e condenado o trabalhador. Fora isso, cabe ao funcionário entrar na justiça contra o abuso e exigir reparação moral, reintegração, etc. Patrícia não deu direito de defesa a Bruno, e mandou entregar sua demissão na cadeia. Em uma escala diferente, e comprovadamente intencional, a decisão de Patrícia Amorim representou também uma eliminação de alguém "inconveniente". Essa todo mundo viu, e não precisa de processo para julgar o ato administrativo ruim.

Esse tipo de coisa pode ter sido apenas uma demonstração do despreparo da ex-atleta e atual vereadora pelo PSDB à frente de um clube de tradição que está muito acima de qualquer dos seus atletas ou torcedores. Ou uma decisão com base na ideologia liberal, do não reconhecimento dos direitos dos trabalhadores, do autoritarismo patronal, acima da lei e dos interesses do clube e da sua torcida. A gente viu muito isso no período FHC, onde pessoas eram demitidas sem justificativa e depois tinham que buscar na justiça os seus direitos.

Patrícia fez a lambança e viajou para os Estados Unidos. A diretoria do Flamengo fez uma reunião na sua ausência e decidiu reverter a decisão da demissão de Bruno para evitar a derrota certa em processos que o jogador poderia entrar contra o clube. Bruno não será mais demitido, aguardando-se o caminhar do processo, como manda a lei. Muito ruim para a imagem do clube essa trapalhada da demissão irregular.

Apesar de tudo, a torcida aguarda o resultado do processo, entendendo que toda a gozação que os outros torcedores possam fazer (UPP da Gávea, goleiro matador, etc) estão sendo respondidas pela força do time, que sem Adriano, Vagner Love e Bruno, venceu as duas últimas partidas e levou o futebol do clube à 4a posição na tabela, enquanto uns estão próximos e outros dentro da zona de rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário