sexta-feira, 9 de julho de 2010

EUA : TV vê Petrobrás em conspiração especulativa

Um programa sensacionalista da Fox News, que não se preocupa muito com a inteligência dos seus expectadores nem com a credibilidade, lançou uma teoria conspiratória onde o especulador George Soros e a Petrobrás estariam mancomunados para ganhar dinheiro com o vazamento de petróleo do Golfo do México. O nome da matéria: Crime S/A : Petrobrás. O assunto está na Folha de hoje.

Pela teoria, Soros teria investido 900 milhões de dólares em ações da Petrobrás, e sabia da existência de empréstimo do banco americano Eximbank à estatal brasileira, para comprar equipamentos americanos para agilizar as perfurações no pré-sal. Onde estaria a armação? Soros teria comprado as ações porque já teria informações de dentro do governo Obama que haveria uma moratória nas perfurações no Golfo do México.

Dedução do programa: enquanto se impede de explorar petróleo nos EUA, investe-se no aumento da produção da Petrobrás, aumentando seu valor para o lançamento de ações que acontecerá nos próximos meses e os lucros de George Soros. No melhor estilo extrema-direita patriótica, o apresentador brada que logo os EUA vão ter que importar petróleo do Brasil. Como besteirol não tem limite e sempre há um imbecil para crer nessas coisas e montar um Hoax acusando a Petrobrás, deixo logo aqui o anti-hoax.

O que talvez o apresentador não tenha levado em conta na sua teoria conspiratória é que se ontem, no encontro entre o primeiro-ministro israelense Benyamin Netanyahu, e o presidente americano Obama, em Washington, tiver saído o sinal verde para Israel atacar o Irã, talvez o Oriente Médio fique por um tempo em meio a uma guerra que pode paralizar a maioria da produção de petróleo do mundo, e aí a Petrobrás vai ganhar muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário