terça-feira, 22 de março de 2011

EUA : Obama pode ter impeachment pelo ataque à Libia

Se já foi estranho o presidente americano Barack Obama ordenar os ataques à Líbia em missão no exterior (tem vice para quê?), agora os próprios deputados do seu partido questionam a legalidade da ordem, que, segundo eles, deveria ser dada pelo Congresso de lá. Diversos deputados contrários à intervenção militar na Líbia consideram que Obama deveria passar por processo de "impeachment", já que, constitucionalmente, só poderia ordenar um ataque em caso de agressão ao território americano.


Depois de receber manifestações de protesto por onde passou (Brasil, Chile e El Salvador), de ter deixado um clima horrível no Brasil pelas humilhações de sua segurança a autoridades e cidadãos, de ter reaberto no Chile as feridas do golpe militar patrocinado pelos EUA, e despertado repulsa em El Salvador por causa do apoio americano a ditaduras, Obama agora pode ter que encarar o risco de perder o mandato por ordenar atos de guerra passando por cima da Constituição. Seria um final melancólico para um governo desastroso.

PS: conheci hoje o site Opera Mundi e considero seu conteúdo recomendável à leitura. Passou a fazer parte dos links do blog.


22/03/2011 - 12:22 | Marina Terra | Redação

Ordem de Obama para atacar a Líbia é inconstitucional, diz deputado democrata


O deputado democrata por Ohio, Dennis Kucinich, afirmou que o presidente norte-americano, Barack Obama, não tinha autoridade constitucional para ordenar os ataques militares à Líbia, iniciados no sábado (19/03). Segundo o congressista, que citou a Constituição dos Estados Unidos, somente o Congresso poderia autorizar os bombardeios. Para Kucinich, Obama deveria ser submetido a um impeachment pelo fato.


Os deputados Jerrold Nadler (D-NY), Donna Edwards (D-MD), Mike Capuano (D-MA), Dennis Kucinich (D-NY), Maxine Waters (D-CA), Rob Andrews (D-NJ), Sheila Jackson Lee (D-TX), Barbara Lee (D-CA) e Eleanor Holmes Norton (D-DC), se juntaram a Kucinich no rechaço à ação militar, de acordo com o sitePolitico.

Kucinich também publicou um comunicado em sua página na internet questionando a constitucionalidade das ações do presidente. "[Obama] não tem poder pela Constituição para autorizar um ataque militar unilateral, em uma situação que não implica em uma ameaça real ou iminente à nação", escreveu.

“Apesar de a ação ser considerada como a suposta proteção dos civis da Líbia, a proibição dos voos na zona de exclusão começou com um ataque à defesa aérea líbia e às forças de Kadafi. É um ato de guerra. O presidente fez declarações que tentam minimizar a ação dos EUA, mas aviões norte-americanos lançaram bombas e mísseis dos EUA. O país pode estar se envolvendo em um conflito com outra nação soberana. Nosso país não pode permitir outra guerra, econômica e diplomática."

Para o deputado, o Congresso deveria ser imediatamente convocado para uma sessão extraordinária para debater o ataque militar.

O ex-candidato à presidência Ralph Nader também criticou a ação do governo norte-americano."Por que não dizemos o que está na mente de muitos advogados e juristas, que a administração Obama está cometendo crimes de guerra e, se [George W.] Bush deveria ser submetido a um julgamento político, Obama também?", questionou ao site Democracy Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário