sexta-feira, 25 de março de 2011

Globo bajula Dilma para atacar Lula

Nesta semana o jornal carioca O GLOBO publicou um comparativo entre os poucos dias do governo Dilma e os oito anos de Lula, sempre colocando-a como mais sensata e mais afinada com os seus interesses. Hoje enaltecem a diplomacia de Dilma, que permitiu a nomeação pela ONU de um representante para verificar a violação de direitos humanos no Irã. Contrapoem isso a outras decisões da diplomacia brasileira, que desde o governo FHC vem baseando suas ações na ONU com base na geopolítica, evitando que os Estados Unidos intervenham abusivamente no país.


Dilma tem um governo diferente do de Lula, é natural. Uma espécie de "upgrade", pois conseguiu eleger uma bancada parlamentar segura, ao contrário do antecessor, que a toda hora tinha que fazer uma "licitação" para comprar votos para aprovar projetos. Dilma herda a economia em ótimo estado, e agora pode avançar em questões que Lula não teve como abordar. Os direitos humanos avançaram no seu governo, mas não se conseguiu implantar a Comissão da Verdade para apurar os crimes cometidos por forças policiais e militares durante a ditadura. Dilma deve conseguir isso com relativa facilidade.

Essa bajulação da Globo e outras mídias já está tendo efeito bumerangue: Dilma tem a popularidade de Lula, entre os seus eleitores, e cresce em credibilidade no eleitorado tucano, de tanto que dizem que ela é uma ruptura ou oposição a tudo que Lula fez. Nessa lógica, os eleitores de Lula deveriam repudiá-la, e os tucanos e demos, abraçá-la. Tentam isso a toda hora, mas o povo não é bobo, mantendo seu apoio a ela contra os demo-tucanos e seus patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário