sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pará pode ser dividido em 3 estados

Aprovado ontem no plenário da Câmara dos Deputados, o plebiscito para decidir sobre a criação do Estado de Tapajós (com possível capital em Santarém) e o de Carajás (capital em Marabá) será realizado pelo TRE em seis meses após promulgação pela Presidente Dilma. Segundo pesquisas de opinião, as populações de ambas as regiões são majoritariamente favoráveis à separação, motivada pelo sentimento de abandono pela atual capital.

O Pará é gigantesco. Tem 1.247.689 km², perdendo em tamanho apenas para o Amazonas, que tem 1,5 milhões de km². Sua área é maior que a de Minas e Bahia juntos. Diz o Wikipedia:

Estado de Carajás :

O estado de Carajás é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil, que seria fruto do desmembramento do Pará. Se Carajás, no sudeste paraense, sair do papel, terá uma população de 1,3 milhão de habitantes.[1] Terá 289.799 km² de área, um terço do atual estado do Pará. Será o nono maior estado nesse quesito, com 39 municípios e 18% dos eleitores do vizinho mais rico. Será maior do que países comoPortugal, Uruguai e Equador. Somente 11,04% de sua população são paraenses. Os maranhenses representariam são 23,08% e os mineiros, 11,17%. O restante da população migrou de todo o Brasil.[2] . A capital do novo estado seria a cidade de Marabá, que possui atualmente 203.049 habitantes IBGE/2009[3]. Também já está em andamento o projeto de uma nova universidade federal, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)[4], com sede na cidade de Marabá. A região proposta é marcada por graves conflitos agrários que geram muitos entraves socias para o desenvolvimento local. Carajás teria um PIB que corresponde a aproximadamente 28% do PIB do Pará.

Estado de Tapajós:

O estado do Tapajós, com 29 municípios, é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil, que seria resultante do desmembramento do Pará, ou seja, das regiões Baixo Amazonas e do Sudoeste Paraense. Se o Tapajós sair do papel, será o 4º maior estado brasileiro, superando Minas Gerais. Em seu território, morariam cerca de 1.700.090 habitantes, em torno de 20% da população do atual estado. A capital do novo estado seria a cidade de Santarém, que possui atualmente 276.665 habitantes (IBGE/2009). Também já contaria com uma universidade federal, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede na cidade de Santarém. A região proposta é detentora de um dos índices sociais mais baixos do país. Se o Tapajós sair do papel, além de ser o 4º maior estado brasileiro, com 25 municípios, já nasceria com um PIB maior a R$ 9 Bilhões de reais, segundo dados do IBGE.


Mais em http://blogdobranquinho.blogspot.com/2011/12/divisao-do-para-um-grande-problema-pode.html

9 comentários:

  1. isso vaaiiiiiii ooooooooo da merda de boa so e mas sugaçao do povo

    ResponderExcluir
  2. são manso esses políticos enteresseiros...

    ResponderExcluir
  3. tem que vim tambem melhoria pra toda populaçao sofrida como emprego, eduça e saude. e nao so mais politicos com promesas metirosas.

    ResponderExcluir
  4. que ridículo!! um estado com uma população menor que a cidade de Manaus! esses políticos cretinos só querem inventar estados para cobrar mais impostos que já não são poucos! por que eles não se preocupam com a educação e com a saúde? eles querem é echer a cueca e a calcinha de dinheiro arrancado através da esploração dos milhões de brasileiros!!

    ResponderExcluir
  5. Sou a favor pois a região SUL do Pará,está esquecida pela capital Belém,sendo assim o povo acaba recorrendo ao estado do Tocantins e tbem de Goiás.Grato pela expressão

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor sim; sou de Santarém uma cidade abandonada, porém de uma beleza natural fantástica; a falta de emprego está levando os jovens a mudarem pra outro estado. Político ladrão existe no país inteiro, eles é que precisam criar vergonha na cara, parar de roubar e povo brasileiro e trabalhar pelo desenolvimento do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Sou totalmente a favor! Sou do Pará, mas é incrível como tods os que estão CONTRA são de Belém! Será por que ? Ora, concerteza a uma resposta muito óbvia para essa pergunta. Todo o dinheiro do Estado vai para a Capital (Belém). Eles usam e abusam do dinheiro, e não vejo mudança, embolsam, e depois a merreca que sobra joga pra cá. Com mais dois Estados novos, o dinheiro não será só "deles" !

    ResponderExcluir
  8. Os paraenses serão obrigados a ir às urnas no dia 11 de dezembro para decidirem se o Estado do Pará, será dividido em Estados de Tapajós e Carajás. Isto significa que o Brasil é um Estado democrático em termos. Democracia "real" é poder dizer: eu não quero votar e não "eu-sou-obrigado-a-votar". Por enquanto nem gays e lésbicas têm os mesmos direitos legais que os heterossexuais.

    ResponderExcluir
  9. Veja bem, não sou moradora de nenhuma dessas cidades, mas estou acompanhando via internet sobre o assunto.
    Sou uma eterna apaixonada pelo Pará todo, é lindo dizer isso, pois, devemos levar em consideração em sí sobre a beleza natural de nossas cidades, sejam estas quais forem Politico sempre iremos ter, muito melhor uma democracia do que voltar no passado e vivenciar a Ditadura vocês não concordam?
    Enfim, quero dar um conselho aos cidadãos que ainda não decidiram se irão ou não votar. Voltem a ser crianças se for o caso, peguem um pefaço de papel uma caneta e rabisquem os pontos a favor e os contras, tenho certeza que os pontos ao favorecimento será muito maior, por terão mais chances de ambos os lugares crescerem e não haver desigualdade como é o medo da maioria. Votem, isso com certeza será muito produtivo para vocês.
    Espero não ter dito algo que lhes desagradem,

    Atenciosamente: Anonima...

    ResponderExcluir