quarta-feira, 1 de junho de 2011

DF: BB financiará "Minha Casa, Minha Vida"

Foi assinada ontem pelo Banco do Brasil a primeira parceria para financiamento de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. Serão 105 mil unidades no Distrito Federal. Poderão se credenciar pessoas que morem no DF há pelo menos cinco anos, não tenham imóvel próprio e tenham renda até 12 salários mínimos. O governo do DF tenta, assim, reduzir a pressão da demanda e o déficit habitacional para diminuir as ocupações irregulares. Hoje há mais de 500 mil pessoas morando em cerca de 500 condomínios irregulares, até de padrão alto. BRB e CEF também participarão do financiamento.


Resta saber se o BB terá estrutura para suportar essa demanda. A presidente Dilma Roussef repassou parte das demandas da Caixa ao BB porque lá não havia mais como tocar tantos projetos envolvendo obras. E a caixa tem um corpo técnico de cerca de 1.300 engenheiros e arquitetos para fazer frente a isso. No BB não há estrutura técnica dedicada para isso, estando praticamente estagnado o quadro técnico mesmo com a aquisição de novos bancos com centenas de prédios.

Hoje o BB financia em crédito imobiliário apenas 5% do total alavancado pela Caixa. Algo vai ter que mudar para atender ao governo, porque o BB só atende ao acionista majoritário sob pressão. Vide a concessão de crédito em 2009, ordenada pelo governo ao BB para combater a crise e estimular o consumo, além de baixar juros e "spread". O BB se achava um ente independente, fora do controle do governo, e não cumpria as determinações, achando ser um banco privado. Lula teve que mudar a direção da empresa para a ordem ser atendida. Vamos ver se agora vão levar a sério a determinação, ou se isso continua fora do "core business" e vão ficar só na enrolação, perdendo oportunidades de negócios.

Minha Casa, Minha Vida: GDF e BB firmam parceria

30/05/2011 - 17:10 | Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente

O Governo do Distrito Federal e o Banco do Brasil assinaram nesta segunda-feira (30/5), na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Sedhab), uma parceria para acelerar a contratação de financiamentos imobiliários do programa Minha Casa, Minha Vida. A meta do governo é beneficiar 100 mil famílias com renda mensal de até 12 salários mínimos. O DF é a primeira unidade da federação a realizar esse tipo parceria com o Banco do Brasil.

Os primeiros as serem contemplados pelo Protocolo de Intenções serão os inscritos na lista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e nas cooperativas que atendam as exigências da Sedhab e do programa Minha Casa, Minha Vida.

“A seleção será feita pelo programa habitacional do GDF e agora essas pessoas ou entidades, no caso das cooperativas, poderão escolher se querem fazer seus financiamentos pelo BRB, pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do DF, Geraldo Magela.

A assinatura da parceria entre o GDF e do Banco do Brasil é parte da política habitacional da presidenta Dilma Rousseff, que determinou, na última semana, que o próprio BB e a Caixa Econômica Federal trabalhem em conjunto.

O vice-presidente do BB, Paulo Rogério Cafarelli, comemorou a parceria entre o BB e o GDF e se disponibilizou a ajudar o governo local a alcançar a meta de construção das 100 mil moradias, promessa de campanha do governador Agnelo Queiroz.

“Queremos participar ativamente desse processo da redução do déficit habitacional no Distrito Federal. Com a nossa entrada no programa Minha Casa, Minha Vida, não tenho dúvidas que essa meta de 100 mil moradias será integralmente cumprida”, afirmou o vice-presidente do BB, Paulo Rogério Cafarelli.


http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299010.asp?ttCD_CHAVE=152841



Nenhum comentário:

Postar um comentário