quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notas manchadas : Crime ajuda no combate à inflação

Uma das formas de combater a inflação é retirar meios de pagamento de circulação, daí se reduzir o número de parcelas do cartão de crédito, dos empréstimos, os compulsórios sobre as reservas dos bancos, estimular a poupança, etc. Agora o Banco Central poderá contar a uma ajuda dos ladrões de caixas eletrônicos para reduzir a moeda em poder dos bancos e mesmo do público: o dinheiro roubado ficará marcado com tinta roxa, e perderá valor.


Segundo resolução do Conselho Monetário Nacional de ontem, as cédulas manchadas não poderão ser trocadas, devendo ser entregues aos bancos, que as encaminharão ao Banco Central para análise. Trocando em miúdos, o prejuízo agora será dos bancos, com os caixas e dinheiro destruídos, dos donos dos estabelecimentos onde estão os terminais, que têm tudo explodido, e da população que não lê jornal, não vê TV e que vai acabar recebendo o dinheiro sem valor e ficando com o mico.

De certa forma, ao retirar esse dinheiro de circulação, o crime contribui patrioticamente para a redução da inflação. Talvez por isso a polícia não prenda quase ninguém, para não prejudicar a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário