terça-feira, 14 de junho de 2011

PT : Últimos suspiros democráticos?

O 4º Congresso Nacional Extraordinário do PT, em setembro, poderá sepultar o PED, processo de eleição direta de dirigentes. O grupo majoritário do partido prepara uma emenda estatutária para acabar com as eleições diretas, alegando problemas como filiações em massa para distorcer resultados. O fato é que nos últimos anos o grupo majoritário vem perdendo militantes, que passam para novas correntes nem sempre a eles aliadas nas grandes decisões. Também querem limitar as prévias para escolha de candidatos.


Como vem por aí a reforma política, onde se pretende implantar o voto em lista, os capas-pretas e burocratas partidários poderão ter imenso poder na hora de decidir a sequência dos elegíveis nas listas, daí a necessidade de darem mais um golpe na democracia interna, que será o derradeiro. A luta contra o fim do PED poderá ser a última batalha antes do PT virar, definitivamente, uma legenda igual às outras, e daí perder as correntes e pessoas que o construíram para tornar o Brasil mais democrático.

Um comentário:

  1. DECLARAÇÃO DE MILITANTES PETISTAS EM DEFESA DO PISO, DO DIREITO DE GREVE E CONTRA A REPRESSÃO À GREVE DOS PROFESSORES
    LUIZIANNE, DEVOLVA NOSSA ESTRELA (Part 1)
    Nós, militantes do PT, diante dos lamentáveis fatos ocorridos durante a greve do magistério do Município do Fortaleza, decidimos nos dirigir ao Diretório Nacional, ao Diretório Estadual do Ceará, aos professores e ao povo de Fortaleza para expor o que se segue.
    1. Como em outros 10 estados, e em vários municípios do país, os professores de Fortaleza, se servindo de seu sindicato, o SINDIUTE-CE (filiado à CUT), recorreram à greve para fazer valer a Lei do Piso, recentemente declarada constitucional pelo STF. Tal recurso se deveu à negativa dos governos, entre os quais o do Município de Fortaleza, de aplicar a legislação.
    2. Que governos como os do PMDB, PSDB, DEM, PSB, entre outros, violem a Lei e recusem o Piso, não é aceitável, mas é compreensível, dado sua natureza de administrações patronais. Mas que a Prefeitura de Fortaleza, encabeçada pela Presidente Estadual do PT, Luizianne Lins, faça o mesmo, é inaceitável e incompreensível. Afinal, como os próprios professores em greve dizem: “a Lei do Piso é do PT”! O próprio voto dado duas vezes ao PT pelo povo da rebelde Fortaleza indica que o mandato da Prefeita é o de defender as conquistas do povo trabalhador, e não o de atacá-las.

    ResponderExcluir