domingo, 26 de junho de 2011

HOAX : URGENTEEEEEEEEEEEEE!!!SAIU NA REVISTA ÉPOCA REPASSEM E LUCRE‏‏

Ganhar dinheiro na moleza é o sonho de muita gente. Se o "esforço" for mandar toneladas de "spams" para toda a lista de conhecidos, apenas apertando algumas teclas, deve compensar. Ter trabalho para ler se é minimamente crível o que se propõe, prá quê? Se um amigo mandou, deve ser verdade, não precisa checar. Essa é a lógica dos "spams" que recebemos, que enchem a nossa caixa postal e o saco também.


Hoje recebi o "spam" URGENTEEEEEEEEEEEEE!!!SAIU NA REVISTA ÉPOCA REPASSEM E LUCRE‏‏, que além de comentários inúteis de algum remetente, que tentam reforçar a mentira contida no texto original, induzem a passar a mil outros coitados a mensagem, na vã esperança de receber, do céu, um cheque com dinheiro de Bill Gates, da AOL, etc. Aqui vai a bobagem:

URGEEEEEENNTEEEEEE!!!!!!!

Microsoft e AOL são agora os maiores empresas de Internet.

E para ter certeza de que a internet Explorer é realmente o programa mais usado a Microsoft e a AOL iniciaram um E-Mail Beta netTest.

Se você enviar esse e-mail a amigos a Microsoft pode e vai por um
período de 2 semanas rastrear esse e-mail.

Para cada pessoa que você mandar este e-mail a Microsoft vai pagar U$245,00.

Para cada pessoa a quem você enviar, que enviar este e-mail adiante a Microsoft paga a você $243,00.

E para cada terceira pessoa que receber este e-mail você recebe $241,00 da Microsoft.

Daqui a 2 semanas a Microsoft vai te contactar neste teu endereço e te enviar um cheque.

Fala da Revista Época para dar credibilidade, mas não anexa um arquivo ou link, na crença de que quem receber certamente não terá assinatura dessa revista, e se tiver, não se lembrará de ter visto algo sobre isso. Tive o trabalho de ir ao site da revista procurar, e nada encontrei, a não ser o envio do texto na forma de comentários para alertar a revista sobre o uso indevido do nome dela para uma farsa.

Para começar, o título tem "repassem e lucre", com um erro de português que já depõe contra a pessoa que o elaborou. Microsoft e Aol querem saber se o Microsoft Explorer é o navegador mais usado, e para isso vão gastar bilhões dando dinheiro a quem passar e-mail? Além de existirem ferramentas na Internet que apuram esse tráfego a custo praticamente zero, por que pagar tanto? São perguntas básicas para tomar a decisão de jogar o e-mail falso na lixeira logo que receberem.

Suponhamos que alguém consiga cumprir a "cota" de envio de e-mails, como diz o boato. Como isso será aferido pelas empresas citadas, já que não há como elas monitorarem quem mandou para quem e quantos foram mandados por cada um? Montar um arquivo com os e-mails e mandar para eles junto com uma fatura? Como receber cheques sem passar os dados (aliás, os caras que mandaram o hoax deveriam aproveitar a pré-disposição das pessoas para ganhar dinheiro sem fazer força e pedir conta bancária, senha, etc)?

Quando a gente vê os hackers inviabilizando sites de governos e empresas com uma enxurrada de demandas, não olha para essas mensagens falsas, que podem instalar vírus nos computadores e usá-los, depois, por comandos externos dos hackers, como "zumbis", ou seja, podem servir-lhes de auxiliares nas tentativas de lotar os acessos a computadores. Além, claro, de poder roubar dados, etc, com o quase inocente apelo de "repassar a todos os seus contatos".


3 comentários:

  1. QUANDO ME MANDARAM TEMPOS ATRÁS ESTA BOBAGEM NEM DEI ATENÇÃO. SIMPLESMENTE DEVOLVI DIZENDO QUE SE ELE CONSEGUISSE E ME MANDASSE DIZER QUE TINHA GANHO EU ACREDITARIA. E DESEJAVA PARA ELE QUE GANHASSE; AINDA MAIS SENDO DO BILL GATES.

    QUE PATIFARIA E AS PESSOAS ATÉ ACREDITAM NUMA BOBAGEM DESTAS. ISTO É COISA DE ALGUÉM QUE NÃO TEM O QUE FAZER. PATIFARIA

    ATÉ HOJE ESTOU ESPERANDO QUE A PESSOA ME DEVOLVA A INFORMAÇÃO QUE TENHA GANHO. PURA PATIFARIA. E NISTO AS PESSOAS ACREDITAM.

    ResponderExcluir
  2. O POVO BRASILEIRO ESTÁ SEQUELADO DAS IDÉIAS..AFFF..LAMENTÁVEL...
    TBM RECEBI ESTE E-MAIL E ME DEU ATÉ PENA DAS PESSOAS QUE RECEBEM E ACREDITAM NESTA UTOPIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Dificil acreditar...mas mandei varios E-MAIL.esperar 2semanas nao e muito passou disso esquece.Que os anjos digam amem.

    ResponderExcluir