quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lucro de R$ 8.8 bi mostra que BB pode fazer mais

Enquanto os lucros de bancos privados como o Bradesco e o Santander cairam no último trimestre, o do BB cresceu 142% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o da CEF também foi recorde.

Isso mostra que bastou o governo dar um aperto que os bancos públicos se descolaram dos agiotas privados, e começaram a emprestar mais. A queda de lucros dos bancos privados demonstra que estão escondendo o dinheiro, mesmo com a liberação de compulsórios, com a redução da taxa de juros e do IOF. O que continua imoral é o "spread" praticado pelo BB e CEF, ainda nos níveis dos tubarões do mercado financeiro.

Esse tamanho de lucro do BB, melhora as condições de alavancagem para novas operações e aumenta o superávit primário. Mas soa estranho num momento em que o sistema financeiro internacional faliu, e parece indecente diante das necessidades de financiamento barato que o país precisa. BB e CEF podem fazer mais para atenuar os efeitos da crise, desde que o governo mantenha a pressão para concederem crédito com "spread" menor e force a queda das taxas de juros, nem que para isso tenha que usar a caneta para destituir Meireles e mais um bando de tucanos enrustidos que pululam nos bancos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário