segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Rio : Unidos da Tijuca surpreende

Vi na TV todos os desfiles de ontem do grupo especial das escolas de samba do Rio. A Unidos da Tijuca foi a terceira a desfilar, com enredo sobre segredos, e não apenas desenvolveu bem o tema, como levou a mágica à avenida. Fizeram história com as trocas de roupas da comissão de frente (veja video) , com o efeito realista do incêndio da alegoria da biblioteca de Alexandria, manobras da bateria com paradão, jardins do Éden com plantas naturais, etc. O mistério sobre as roupas ficou no ar, e tem muita gente querendo saber como fazer mulheres trocarem de roupa com tanta velocidade.

Depois da Unidos da Tijuca, Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor ficaram sujeitas à inevitável comparação. O desfile tradicional ficou meio sem graça. O Salgueiro veio para tentar o bicampeonato, e a Beija-Flor, impecável, com o seu carnaval profissional e de resultados, também mostrou competência, apesar de no final algumas alas terem corrido para não estourar o tempo. Faltou ao enredo de Brasília um carro alegórico com meias, bolsas, cuecas e dinheiro, para ilustrar a cultura do enriquecimento a partir da corrupção em escala local e nacional.

A transmissão da Globo deu um salto de qualidade em relação a outros anos. Não tem mais a cabine sobre a avenida, mas um boteco na esquina da entrada da Sapucaí, onde reuniram bons comentaristas. Deram menos destaque às entrevistas nos camarotes e exibiram clipes com os bastidores de cada escola, e colocaram repórteres em lugares estratégicos. Tornaram a transmissão menos cansativa e mais informativa. A transmissão está sendo feita em alta definição.

Mesmo com o desfile surpreendente, a Unidos da Tijuca provavelmente não será a vencedora, porque não tem o "lobby" da Beija-Flor e de outras, que têm fixada na cabeça dos jurados uma imagem de efetividade que praticamente os impede de tirar pontos por bobagens. Além disso tem o desfile das outras seis hoje, e, diante do alto nível mostrado ontem, as demais tentarão fazer de tudo para superar essa vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário