terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Rio : Mirante Sétimo Céu - Memorial às vítimas do vôo AF 447



Uma das mais belas vistas do litoral da zona sul do Rio está no Mirante Sétimo Céu, que fica no final da Av. Visconde de Albuquerque, no Leblon, na base do morro Dois Irmãos. O acesso é o mesmo para o Parque dos Rochedos, pela última rua antes de chegar à Av. Niemeier, onde se encontra o Mirante do Leblon, outra vista magnífica. Acima, na mesma rua, encontra-se o Parque dos Rochedos, que não visitamos porque não abre às segundas-feiras, exceto para os moradores e vans que acessam a comunidade Sétimo Céu, que fica mais acima e usa
o parque municipal como servidão.

Não ia lá há muito tempo, porque o lugar era inseguro. Agora tem patrulhamento, pelo menos no dia que fui por lá.

Encontrei no local um monumento às vítimas do vôo AF 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em junho do ano passado fazendo 228 vítimas. Consta de uma base revestida em granito, e uma grande lâmina de vidro, onde estão representados os mortos por pássaros, e escrita a mensagem "Em Memória" nas línguas nacionais das vítimas. Pesquisei sobre o monumento e vi que sua colocação no local foi alvo de polêmica.

Oferecido pela Air France, foi inaugurado em cerimônia privativa onde alguns parentes dos mortos não tiveram acesso. Alguns moradores do Leblon também chiaram porque acham que o Mirante Sétimo Céu é deles, e não da cidade, e acham que tudo que se faz por ali tem que ter a autorização deles (os bacanas também adoram fechar ruas no Alto Leblon ao acesso público). Também causou revolta nas famílias de diversos brasileiros, que alegaram que a Air France estaria dando tratamento diferenciado às indenizações dos franceses, e vários brasileiros não tinham recebido sequer o seguro.

Na França, pilotos e parentes de vítimas pressionam a Airbus e a Air France para a retomada das buscas no oceano, em especial das caixas-pretas, o que deverá acontecer nos próximos dias, vasculhando uma área 10 vezes menor que a anteriormente coberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário