quinta-feira, 4 de março de 2010

Bolsa-família : Coronel Tasso faz demagogia

Ontem o jornal do império da mentira O GLOBO teve a coragem de botar na sua capa, em letras garrafais : "PSDB AMPLIA BOLSA-FAMÍLIA E LIDER DO GOVERNO É CONTRA". Isso é o que o leitor incauto captura ao passar por uma banca de jornais onde o jornal esteja exposto. Em letras bem menores está o subtítulo "Petista acusa tucanos de fazer uso eleitoral do principal programa de Lula". Quem leu o título, apreendeu : Lula é contra melhorar o bolsa-família, enquanto o PSDB é a favor.


Parece coisa do livro "1984", de George Orwell, que descre uma sociedade onde o regime dominante quer se perpetuar através da falsificação da história, enquanto a massa, dominada através da visão onipresente do "Big Brother", fica sem saber exatamente o que está acontecendo. A Globo faz isso com maestria, nos mínimos detalhes. Pega o Bolsa Família, que nada tem a ver em conteúdo nem em abrangência com o Bolsa Escola de FHC, ajuda a construir a versão tucana da paternidade sobre o programa popular e agora diz que Lula é contra melhorar, porque certamente Serra não só irá mantê-lo, como melhorá-lo.

E botam o Coronel Tasso para defender a proposta do PSDB que premiaria os melhores alunos com um bônus por boas notas. Logo o Tasso, que nunca gostou de pobre nem que o empresariado pague imposto para sustentar programas sociais como o Bolsa Família. Para fazer demagogia, podemos até propor que venda o seu jatinho e institua um prêmio com o dinheiro arrecadado para distribuir aos pobres que agora passou a querer ajudar. Querer vincular o que chamavam até outro dia de "Bolsa Esmola" ao PSDB e fazer da ampliação demagógica um trunfo para as eleições é coisa de fazer crescer mais ainda o bico dos tucanos. Imagino a gargalhada do povo no Ceará ao ver Ricaço, digo, Tasso, defendendo dinheiro para os pobres... Será que isso ajuda a reelegê-lo?

Até o Cesar Maia, do DEMO, que anda meio escondido, disse que a proposta atribuída ao pai dos pobres Tasso é equivocada, porque entende que as premiações a desempenho escolar devem partir do projeto educacional, e não de programas sociais. A explícita demagogia tucana, inflada pelo Big Brother global, não resiste à comparação com a postura do PSDB em relação às políticas sociais de Lula, e à revisão do que foi feito enquanto estiveram no poder no Brasil. Isso sem falar em São Paulo, onde estão há 20 anos no poder, queimando patrimônio e reduzindo programas sociais. Tem um dossiê muito interessante, feito pelo PT-SP, mostrando essas mazelas que a Globo não mostra (clique aqui) .

Um comentário:

  1. O projeto é muito bom, apesar de ser claramente eleitoreiro. Vai até ser um estímulo para que o rendimento escolar melhore e que os pais cobrem mais empenho nos estudos de seus filhos e diferentemente do que a Sen. Ideli comentou isso de forma alguma prejudicará as crianças.
    Porém, o principal a se ver é quanto ao processamento dessas informações dos boletins dos alunos...quem se responsabilizará? as escolas e prefeituras estão preparadas? Será mensal ou anual?

    ResponderExcluir