sexta-feira, 12 de março de 2010

PIB cai só 0,2%

Enquanto toda a mídia alardeia que foi a primeira vez que o PIB caiu desde o governo Collor, o governo comemora ter passado o ano de 2009 sem a recessão de quase todos os países do mundo, que ainda está desempregando gente, enquanto por aqui surgem mais empregos e o consumo das famílias está crescente, numa farra de aquisições por conta de crédito e reduções de impostos que contrasta com o baixo-astral do resto do planeta.


No último trimestre, o PIB cresceu 2%, taxa que, anualizada, chegaria a incríveis 8%, coisa que a gente só vê na China, indicando forte recuperação que não chegou a impactar positivamente o índice de 2009. O PIB também teve o número rebaixado porque a construção civil fez estoques para retomar suas operações, afetando o número para baixo em 1,7%.

Foi um dos melhores PIBs do G-20, onde estão as principais economias do mundo. O Brasil ficou em 4° lugar. Esse crescimento praticamente zero, em tendência de retomada, confronta com o encolhimento de 8,7% da Russia, 5% do Reino Unido, 5% do Japão, 5% da Alemanha e 2,7% dos Estados Unidos. Na zona do euro, o encolhimento médio foi de 4,5%. Pensando bem, sair desse tsunami econômico criando emprego e crescendo rápido, foi um bom negócio. Se dependêssemos das medidas econômicas padronizadas dos tucanos, estaríamos até agora reforçando o superavit primário, reduzindo os gastos públicos, restringindo crédito, receita que nos faria acompanhar a imensa crise global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário