domingo, 5 de setembro de 2010

Mídia : Interesses X verdade

A manipulação de informações através da mídia é um crime subjetivo. Como enquadrar, por exemplo, o Jornal Nacional, que transformou o pedido feito pelo PSDB ao TSE para cassação da candidata Dilma Roussef, do PT, que foi arquivado, em um "pedido de investigação", para minimizar a derrota demo-tucana no episódio do golpe do "tucanogate"?

Pobres das crianças e adolescentes, que não têm opção quando o governo paulista coloca nas escolas públicas assinaturas da Veja, Isto é, Época, Estadão e Folha, com dinheiro público, a título de incentivar a leitura. A juventude não tem opção de criar uma opinião que não seja a do esquema do PIG - Partido de Imprensa Golpista, que inclui as mídias televisivas. A Internet passou a ser a saída, mesmo assim Serra foi pedir a Lula para censurar blogs, o que foi negado, segundo Lula, porque diariamente ele e sua família são bombardeados e aguenta em nome da democracia: por que Serra não suportaria?

Fora a visão ideológica de direita dos fatos, ainda há coisas esquisitas como a publicação de uma entrevista com o candidato tucano ao senado de São Paulo dias depois que outro tucano, à frente da Secretaria de Educação, mandou contratar assinaturas da VEJA por R$ 1,2 milhão, para distribuição às escolas. Coincidência?

Hoje a capa da Veja tem um polvo esmagando o símbolo da República, aterrorizando com a ameaça do estado estar avançando sobre os direitos individuais. Concordo que o sigilo é para defender as pessoas, não do estado, mas das outras pessoas, em especial a mídia. No caso da arapongagem de informações do deputado Pedro Paim e do ex-ministro Tarso Genro, feita por militar que trabalha na área de inteligência da Polícia Militar do RS, que tem como governadora Yeda Crusius, do PSDB, nada se fala, apesar de ser tão ou mais escandalosa que a bandalha da Receita Federal, feita por criminosos sem vínculos aparentes com governos. Arapongas também são aves como os tucanos, e dividem o mesmo pote de ração.

Na versão paulista, cabe cabem entre os suspeitos desde o PT até inimigos de Serra dentro do PSDB, ou mesmo um auto-escândalo, forjando-se o vazamento de informações sem importância para criar uma "vítima do governo autoritário de Lula". Só tem uma coisa certa no polvo da Veja: ele já acertou a candidatura vencedora destas eleições.

A mídia brasileira está longe de se adaptar aos tempos de democracia. Na Argentina, onde o Clarín reclama dos ataques do governo, esconde-se o fato dos principais jornais terem feito parceria com a ditadura militar para tomar a única fornecedora de papel gráfico do seu dono, através de terror, sequestros e mortes, para dominarem completamente a mídia do país.

No Brasil ainda não tivemos uma Comissão da Verdade que abrisse os arquivos da Globo e de outras que contribuíram com regimes autoritários e neles formaram impérios, daí tanto medo que têm de Lula e de Dilma, do Plano de Direitos Humanos e desse desesperado terrorismo. Quem deve, teme.

Um comentário:

  1. Branquinho, o que você não entendeu ainda é que "dois errados não estão certos" !!!

    É isso. Não existe mais ou menos corruptos. Estão todos se locupletando do nosso dinheiro !!!

    ResponderExcluir