domingo, 19 de setembro de 2010

Quem precisa de formadores de opinião?

Recebi noutro dia um e-mail de um conhecido, eleitor da direita já se lamentando pela derrota de Serra, dizendo que "os que lêem e pensam falharam na missão de repassar aos que não lêem e não pensam a mensagem da vantagem do projeto demo-tucano sobre o dos petistas". Respondi a ele que essa visão pressupunha a existência de cidadãos de primeira e segunda classes, ou seja, dos "iluminados" que teriam a missão de tutelar os "iletrados", e que isso representaria um preconceito elitista, do mesmo tipo dos que não aceitam que Lula faça o melhor governo do Brasil sendo um "apedeuta" que nem sabe falar inglês.

Durante meses a midia de direita vem golpeando diariamente o governo Lula e a candidata Dilma, sem sucesso, vendo seu candidato dileto cair enquanto a petista sobe, apesar de tudo. O jornalista Ricardo Kostcho, no seu blog, foi preciso ao dizer como funciona o esquema de manipulação dos "formadores de opinião":

"Já não dá mais para saber onde acaba o telejornal e onde começa o horário político eleitoral, o que é fato e o que é ilação, o que é notícia e o que é propaganda. A estratégia não chega a ser original. Mas, desde o segundo turno entre Collor e Lula, em 1989, eu não via uma cobertura tão descarada, um engajamento tão ostensivo da imprensa a favor de um candidato e contra o outro.

O esquema é sempre o mesmo: no sábado, a revista Veja lança uma nova denúncia, que repercute no JN de sábado e nos jornalões de domingo, avançando pelos dias seguintes. A partir daí, começa uma gincana para ver quem acrescenta novos ingredientes ao escândalo, não importa que os denunciantes tenham acabado de sair da cadeia ou fujam do país em seguida. Vale tudo." Já não se sabe onde acaba o Jornal Nacional e onde começa o programa de TV do Serra...

Anteontem, num comício em Joinville com Dilma, Lula disse, atacando o conluio vergonhoso entre a grande mídia e a campanha demo-tucana:

“A imprensa chega a ser uma vergonha. Não suportam ver que a economia vai crescer 7% esse ano, não suportam que a gente tenha gerado 15 milhões de empregos com carteira assinada, não suportam que os pobres não aceitem mais o tal formador de opinião. Não suportam que o povo pense com suas própria cabeça e ande com suas próprias pernas. Nós somos a opinião pública e nós mesmos nos formamos ... Tem uma revista aí, que não sei o nome, parece Olha, no Nordeste seria zóia, que instila ódio e mentira. Mas nas eleições não vamos derrotar só os tucanos, vamos derrotar alguns jornais e algumas revistas que são como partidos e não têm coragem de dizer que têm candidato...Tem dia que determinados setores da imprensa chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse seu jornal, se o dono da revista lesse sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste instante. E eles falam em democracia... Eles não suportam escrever que a economia brasileira vai crescer 7% este ano, não se conformam é que um metalúrgico vai criar mais emprego que presidentes elitistas que governaram este País".

Síntese do pensamento de Lula, para os que não lhe dão o direito de pensar sozinho: "A OPINIÃO PÚBLICA SOMOS NÓS". Decretou a falência da tutela elitista, respaldado no absoluto desprezo que as massas populares estão demonstrando em relação à baixaria tucana. Afirmou o respeito à liberdade de pensamento, que estranhamente os donos da mídia entendem como algo que somente a eles pertence, censurando toda idéia que não lhes interesse. A que nível chegou o jornalismo brasileiro. Espero que no dia 23, no ato contra a manipulação da mídia, os profissionais sérios façam um pacto contra a participação na baixaria. E façam até greves para denunciar os abusos éticos dos donos da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário