quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exenatida : Esperança de reversão do Mal de Alzheimer

A melhoria das condições de vida trouxe uma notícia boa, e outra muito ruim: nossos entes queridos vivem bem mais que a geração anterior, mas essa sobrevida vem acompanhada da chance de obterem doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer. É doloroso ver uma pessoa amada ter sua memória progressivamente apagada, a ponto de não reconhecer os mais próximos. Além disso, a mudança de atitudes e a imprevisibilidade dela decorrente deixam as famílias e os acompanhantes em progressivo estresse.

Tudo que a ciência produziu até aqui foi medicação para tentar parar o processo de degeneração ou torná-lo mais lento, e sedativos para manter o paciente menos agressivo ou mais "sob controle", o que na prática não existe, porque tudo muda a qualquer tempo. Aqui e ali a gente ouve falar de alguma pajelança nova, como a do óleo de coco, mas de científico mesmo há pouca coisa. A novidade é a pesquisa com a substância EXENATIDA, coordenada por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Essa equipe descobriu que no processo degenerativo dos neurônios não há aproveitamento efetivo da insulina, de modo análogo ao que acontece na diabetes. No cérebro, a adesão da insulina aos neurônios desencadeia reações químicas que levam à aquisição e à consolidação da memória. A substância mostrou sucesso no tratamento da diabetes tipo 2, e agora parece permitir até a reversão de danos no cérebro, testada em ratos geneticamente modificados.

Na Inglaterra a pesquisa já está em fase de testes com seres humanos, e estima-se que em cerca de 2 anos haverá comprovação ou não da eficácia dessa medicação para o Alzheimer. No Brasil, para variar, falta dinheiro para o avanço dessa pesquisa. Segue a matéria da Revista Pesquisa da FAPESP sobre o assunto:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/03/24/avan%C3%A7os-contra-o-alzheimer/


Avanços contra o Alzheimer

Medicamento para tratar diabetes é a nova promessa para prevenir e até reverter os danos causados pela doença que afeta a memória
RICARDO ZORZETTO | Edição Online 9:19 24 de março de 2012
© THERESA BOMFIM ET AL. / UFRJ / J. CLINICAL INVESTIGATION
Neurônio exposto aos oligômeros beta-amiloide apresenta níveis elevados de sinalizador químico (alaranjado) que bloqueia o efeito da insulina
Há uma notícia promissora para quem sofre da doença de Alzheimer. Uma série de experimentos conduzidos por uma equipe internacional coordenada pelos neurocientistas Fernanda De Felice e Sergio Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indica que uma medicação aprovada em 2005 para tratar o diabetes tipo 2 parece deter e até reverter o avanço do Alzheimer. Descrita há pouco mais de um século pelo patologista alemão Alois Alzheimer, essa enfermidade neurodegenerativa é a mais comum entre os idosos – atinge 36 milhões de pessoas no mundo – e permanece sem cura. As medicações atualmente utilizadas apenas amenizam os sintomas, que se agravam com a evolução da doença.
Em um artigo publicado em 23/3 noJournal of Clinical Investigation, o grupo de Fernanda demonstrou que o medicamento exenatida-4 exerce um efeito protetor sobre os neurônios, as células cerebrais responsáveis pelo transporte e pelo armazenamento de informações, em geral danificadas no Alzheimer. Administrada a camundongos geneticamente alterados para apresentar os efeitos típicos da doença neurodegenerativa, a exenatida reverteu os danos no cérebro e melhorou a memória dos roedores. Resultados semelhantes estão sendo observados nos experimentos ainda em andamento com macacos cinomolgos, realizados no laboratório de Douglas Munoz na Queen’s University, no Canadá, um dos colaboradores de Fernanda.
Esses resultados, apesar de animadores, devem ser vistos com cautela. Por ora, o efeito neuroprotetor foi demonstrado apenas em animais e em células cerebrais cultivadas em laboratório. Ainda será preciso aguardar os testes com seres humanos – já em andamento no Reino Unido, iniciados por um colaborador do grupo – antes que se possa propor o uso dessa medicação também para o combate ao Alzheimer. “Somos muito cautelosos”, diz Fernanda. “Mas acredito que tenhamos novos resultados em mais um ou dois anos.”
A maioria das pessoas pode estranhar a ideia de usar uma medicação contra o diabetes, que atinge tecidos e órgãos ditos periféricos, para combater uma enfermidade que afeta o cérebro, no sistema nervoso central. Mas estudos feitos no Brasil e no exterior na última década tornam cada vez mais evidente que as duas enfermidades compartilham um mecanismo bioquímico comum.
Anos atrás o grupo do Laboratório de Doenças Neurodegenerativas da UFRJ, coordenado por Fernanda e Ferreira, seu marido, demonstrou haver um elo em comum entre diabetes e Alzheimer: o aproveitamento inadequado da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Na maioria dos tecidos do corpo, a insulina ajuda as células a extrair do sangue a glicose (um tipo de açúcar) e a convertê-la em energia. No cérebro, porém, sua ação é diferente. Ao aderir a uma proteína da superfície dos neurônios, a insulina desencadeia as reações químicas que levam à aquisição e à consolidação da memória.
No trabalho do Journal of Clinical Investigation, os pesquisadores explicam agora como a incapacidade de usar a insulina – fenômeno chamado resistência à insulina – se instala no cérebro. Assim como no diabetes, a resistência à insulina surge no Alzheimer como consequência de uma inflamação. Testes com células e com camundongos, feitos pelas pesquisadoras Theresa Bomfim e Leticia Forny-Germano, e com cinomolgos, realizados por Jordano Brito-Moreira, demonstraram que pequenos aglomerados de um peptídeo – os oligômeros beta-amiloide, formados nos estágios iniciais do Alzheimer – estimulam a produção de uma molécula sinalizadora da inflamação que bloqueia o efeito da insulina. “A insulina se conecta ao receptor na superfície dos neurônios, mas a informação que ela emite não segue adiante”, explica Fernanda.
Ela ainda não sabe como o beta-amiloide estimula a produção de moléculas inflamatórias.  Mas tanto seu grupo e como o de Konrad Talbot, da Universidade da Pensilvânia, que também publicou um artigo no dia 23/3 no Journal of Clinical Investigation, já observaram que essas mesmas moléculas se encontram em níveis muito mais elevados no cérebro de pessoas com Alzheimer do que no daquelas sem a doença. Com a exenatida, Fernanda e sua equipe conseguiram restituir a sinalização da insulina nos neurônios. “Queríamos fazer um trabalho que tivesse a possibilidade de se transformar rapidamente em uma aplicação clínica para essa doença devastadora”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário