domingo, 11 de agosto de 2013

Datafolha : Aécio é balão apagado

Depois da turbulência de junho a presidente Dilma Roussef subiu nas intenções de voto para 2014 de 30% para 35%, segundo pesquisa do Datafolha publicada hoje. Lula, se fosse candidato, venceria no primeiro turno com 51%. Marina Silva, que corre o risco de não ter partido por conta do prazo legal, cresceu de 23% para 28%, superando a margem de erro da pesquisa também.  Eduardo Campos permaneceu estável, subindo de 7% para 8%.

Já Aécio Neves mostrou tendência de queda de 17% para 13%. Comparável a José Serra, porém com pouco menos de rejeição. Em terceiro na pesquisa, caindo, e com José Serra operando para ser candidato pelo PSDB, Aécio virou um balão apagado. A esperança dele agora é que Marina Silva não registre o seu partido e tenha que usar a legenda do PV, partido que nas últimas eleições presidenciais a traiu como candidata e apoiou o tucano José Serra. A identificação de Marina com um partido linha auxiliar tucano pode levar sua candidatura ao desgaste com o eleitorado mais à esquerda, enquanto os da direita podem optar pelo tucano original.

Extraído da matéria da Folha:

"Dos sete cenários testados pelo Datafolha, o que é considerado hoje o mais provável inclui Dilma, Marina, Aécio e Campos. Nessa simulação, a petista tem 35% contra 30% no levantamento do final de junho.
Marina oscilou de 23% para 26%. Aécio deslizou de 17% para 13%. Campos variou de 7% para 8%. Brancos, nulos, nenhum ou indecisos somam 18%. Nesse cenário, Dilma enfrentaria Marina Silva no segundo turno.
A recuperação de Dilma foi especialmente robusta entre eleitores do Sudeste, onde ela saiu de 22% para 29% das intenções de voto. E no Sul, pulando de 27% para 33%. No Nordeste ela manteve a marca de 45%. Se o candidato tucano é Serra e não Aécio, a presidente Dilma registra 32%.
Mas nesse cenário testado pelo Datafolha está incluído também Joaquim Barbosa, cujo percentual é de 11%. Marina marca 21%. Eduardo Campos, 5%. O melhor cenário para o PT é com Lula como candidato e pontuando 51%. Os adversários, somados, ficam com apenas 36%: Marina (20%), Aécio (11%) e Campos (5%).
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem ver uma lista de nomes, apenas Lula registra uma melhora. Ele tinha 6% em junho e agora foi a 11%. Dilma ficou com os mesmos 16%. Aécio oscilou de 4% para 3%. Marina foi de 2% para 3%.
Se no levantamento de intenção de voto o desempenho de Serra é semelhante ao de Aécio Neves, a rejeição ao paulista é bem maior que a do mineiro. Para 36% dos entrevistados pelo Datafolha, Serra é um nome no qual eles não votariam de jeito nenhum. Aécio é rejeitado por 23%. Dilma, por 27%."

Nenhum comentário:

Postar um comentário