domingo, 4 de agosto de 2013

Mídia Bandida 0026 : "Brasil tem pior déficit comercial da história"

Anteontem nas bancas de jornais havia duas publicações trazendo em letras garrafais a mesma manchete : "Brasil tem pior déficit comercial da história". Uma delas, claro, O Globo, e o conglomerado jogou ao vento essa "informação". Mais uma vez se questiona: é maldade deles? Picuinha com o Mantega?

Claro que não. Não existe manchete grátis. A verdadeira campanha para denegrir a economia brasileira e desestimular o crescimento tem por objetivo a volta dos juros altos que faziam a festa dos rentistas e banqueiros.O juro real de quase 3% de hoje ainda é absurdo, comparado com outros países, mas é um dos mais baixos da história recente do Brasil.

A desestabilização das expectativas com notícias como o colar de tomates da Ana Maria Braga, para mostrar uma inflação descontrolada que não existiu, e agora o câmbio descontrolado esbarram na realidade. Em julho a inflação deverá baixar de novo, e o "mercado" já prevê o fechamento do ano na base de 5,5%, um indicador normal em relação aos anos anteriores e menor que o praticado nos anos FHC, quando Globo & Cia não falavam nada de descontrole. Não dão destaque, por exemplo, ao crescimento industrial que houve no mesmo período.

A recuperação de exportações com o dólar batendo R$ 2,30 é questão de meses, assim como a redução de viagens ao exterior e de importações. Tendo a indústria capacidade ociosa, a retomada da atividade não deverá impactar a inflação e manterá o nível de empregos no menor patamar da história, notícia que nunca destacam.

O blog Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário, o mesmo que publicou as provas de sonegação da Globo, agora detona mais essa falácia do império da mídia maldita com a matéria "A verdade sobre o comércio exterior brasileiro". Curiosamente, no mesmo dia das manchetes catastróficas sobre a balança comercial, o jornal Brasil Econômico colocava na sua  capa uma verdade maldita para os sabotadores econômicos: "Indicadores mostram inflação imune a juros". Isso já se sabia desde antes da alta recente, que não se tratava de inflação de demanda, mas de custos, que não se combate com elevação de juros. Mesmo assim o governo aumentou os juros para "reduzir a pressão do mercado". Moral da estória: por conta da mídia maldita alguns bilhões a mais foram tirados do povo para dar a bancos e rentistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário