quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Exterminadores vão à COP 15

Ontem o governador do estado americano da California, Arnold Schwarzenegger, célebre pela seqüência de filmes no papel de Exterminador do Futuro, e José Serra, governador do calamitoso estado de São Paulo, que faz o papel de Exterminador do Presente, foram à COP 15 com objetivos e discursos de naturezas diferentes. E concordam que a COP 15 é um sucesso, quando todo mundo vê fracasso, e o governo brasileiro se desdobra para que o encontro não fique sem soluções.


Não obstante a Califórnia arder no fogo a cada verão, com imensos prejuízos, o orçamento do estado prevê recursos para pesados investimentos na busca de energias alternativas. Já José Serra, tirando a necessidade de ficar na vitrine e de fugir à cobrança por soluções para os problemas climáticos de São Paulo, foi lá falar de biocombustíveis, fazer coro com o governo federal e deixar a sua concorrente à presidência, Dilma Roussef, demarcar com a sua proposta de dar dinheiro para ajudar os ricos a pagar menos pela sua poluição. Além disso, falou de uma São Paulo de ficção em termos de desenvolvimento sustentável.

Pelo que disse lá, o paulistano vai beber água do rio Tietê, estufar o pulmão para respirar o saudável ar de São Paulo e andar tranquilamente pelo eficiente sistema de transportes, sem emissões de CO2, nem engarrafamentos, e não existem inundações, mas um amplo sistema de reciclagem e abastecimento, que acumula água em regiões das cidades. Essa viagem de propósitos duvidosos foi paga com dinheiro público de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário