domingo, 13 de junho de 2010

Copa 2010 : enfim, um time com jogo de campeão

Assisti todos os jogos da Copa até aqui, exceto o Gana x Sérvia, e arrisco dizer que o jogo Alemanha 4 x 0 Austrália foi o melhor. Mais: que a jovem seleção alemã tem grande chance de disputar o título. Não porque abriu a maior diferença nesta Copa de poucos gols, afinal, a Austrália não joga essa bola toda, mas também não é um time de zumbis. Mas porque mostrou acerto tático, uma boa defesa e um ataque rápido, objetivo, com bons talentos.


Até então o melhor desempenho tinha sido da Argentina, que pecou muito por não ter liquidado o jogo abrindo 3 gols de diferença na primeira meia hora, e quase passa sufoco por conta dos erros táticos e alguns jogadores que comprometeram a defesa. A Nigéria poderia ter empatado, apesar de não ter a experiência e os talentos do time de Maradona. E Messi sozinho faz muito, mas não faz tudo. Pode chegar à final se aprender com os seus erros. Acho que os argentinos acharam essa vitória uma meia derrota, e devem estar preocupados com os próximos jogos.

A Inglaterra joga forte, mas não teve sorte. Poderia ter feito mais gols, mas a defesa americana não deu os espaços. O gol de empate foi um acidente, talvez porque o goleiro Green seja meio verde e aceitado um frangaço. Na minha opinião, seria uma zebra chegar à final.

França e Uruguai fizeram um bom jogo. França jogou mais, mas a defesa uruguaia freiou os ataques. Devem ser os primeiros do grupo, desclassificando México e África do Sul. A seleção da casa se superou no empate com o México, mas não acredito que avancem muito. Parreira continua muito bom na retranca, e conseguiu parar o time mexicano no sufoco dos primeiros 15 minutos, mas praticamente armou o time para contra-ataques. Parreira, sem saber que as câmeras superlentas da FIFA o filmavam, chegou a fazer um "top-top" e dizer um palavrão claramente soletrado, que a Globo se esquivou de comentar.


Um comentário:

  1. Tenho visto os jogos assim de passagem e uma idéia me ocorreu. Não me lembro, talvez porque não tenha muito interesse (sou daqueles que me emociono muito mais com o campeonato cearense!), como era a fórmula da copa antes dos anos 90, mas a atual é muito estranha: 2/3 do tempo do torneio é gasto com jogos no mais das vezes, sem nenhuma importância, posto que raramente as seleções favoritas não se classificam para as oitavas. Somente 10 dias são gastos para a copa real, ou seja a disputa entre os peso pesados.

    ResponderExcluir