quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Saldos da eleição : a extinção do DEMO

Jorge Bornhausen, ex-presidente do futuro ex-Demo, atual ex-PFL, ex-PDS e ex-Arena da ditadura militar, disse em 2005 que iria "acabar com essa raça do PT". Na época, em meio à crise do mensalão, a direita golpista jogava tudo para liquidar Lula. Depois vieram com a crise do caos aéreo, onde Lula foi acusado até de causar acidente em avião que não freiou, e a curriola do "Cansei". Mais um golpe frustrado. Agora tentaram cassar a candidatura de Dilma com base numa ampla manobra golpista com apoio da mídia. Perderam de novo.

É por essas e outras que Lula tripudiou a extrema direita alojada no DEMO, dizendo em comício em Joinvile que o voto popular iria exterminar o partido nestas eleições. E vai acabar mesmo, porque já tinha acabado antes, quando o único governador, José Arruda, foi preso, cassado, flagrado com dinheiro e arrastou o que sobrava de soberba do partido para o pântano. Humilhados, tiveram que aturar Serra tratando-os como leprosos, propondo chapa pura do PSDB, até aceitarem o desqualificado vice indicado pelo César Maia para não concorrer com o seu filho a deputado.

Grandes figuras do DEMO não se elegerão, a começar por Maia. Não elegerão governadores. Suas vagas na Câmara e Senado serão reduzidas, fazendo o DEMO virar um partido nanico. Para sobreviverem, precisarão se juntar a outros para compor uma bancada maior. Talvez o PSDB tenha a mesma necessidade, caso Serra continue tranformando a campanha num lodaçal, sendo desmentido a cada nova "denúncia" e cometendo erros em cima de erros. Mesmo assim, deverão eleger alguns governos, e mandarão num possível partido que receba os desabrigados do DEMO.

Um comentário:

  1. Quero meu comentário publicado. Não gostei de modo algum do aceno descarado do sr.Presidente da República, ao totalitarismo. Um presidente da república tem o dever de defender a democracia que neste pais acontece na forma da existência de diversos partidos políticos. Ele pode ter o direito pessoal de não gostar do DEM mas como presidente da república jamais teria o direito de pedir a "extirpação" de parte do sistema de democracia que ainda parece que sustenta este país. Não a esse senhor que parece que não descobriu que é presidente do Brasil e se comporta como alguém sem preparo para o cargo embalado numa popularidade de cantor de rock com suas fanzocas desvairadas de primeira fila. Autoritarismo e Totalitarismo, não! Já bastou a ditadura de 64.

    ResponderExcluir