domingo, 11 de março de 2012

Afeganistão : Soldado americano massacra 16 civis

Desta vez nem o presidente-fantoche Hamid Karzai segurou a barra dos seus senhores norte americanos, e condenou de forma vigorosa o assassinato de 16 civis por um soldado americano em Kandahar, reduto do Talibã. Crianças e idosos entre os mortos. O governo americano alega que houve um colapso nervoso poderia ter causado a atitude do soldado. O governo afegão diz que o episódio é imperdoável.

Obama está fazendo de tudo para sair do atoleiro afegão, especialmente depois da morte de Bin Laden. Pouco importa se aquilo voltar a ser do Talibã, se as mulheres usarem burca, se rolar uma guerra civil depois de saírem, o importante para o seu governo é cair fora o quanto antes. Até rolou negociação com os Talibãs, que são aliados da Al Qaeda, para um projeto de retirada. Isso foi até que um sem-noção (ou vários) queimaram exemplares do Alcorão numa base militar americana, causando a fúria da população. Agora, esse assassinato bárbaro.

Para os americanos, se não é para acabar com o terrorismo, o Afeganistão não serve para mais nada. Não tem petróleo, é ruim de dominar, até os russos se deram mal por ali. O que estão esperando? Usar a fronteira para invadir o Irã? Pelo visto, rapidamente estão se tornando "persona non grata" por lá, e pedir para sair não seria uma opção ruim diante do que ainda pode acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário