segunda-feira, 12 de março de 2012

MP : Anistia não cobre desaparecimento de pessoas

O Ministério Público Federal em São Paulo está preparando ações contra militares pelo desaparecimento de presos políticos como o sindicalista Aluisio Palhano, que foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro por duas vezes, cassado do Banco do Brasil, onde era funcionário, pelo AI-1 em 1964 e desaparecido em 1971. O DOI-CODI de São Paulo foi o último lugar onde foi visto.

O MP entende que o "desaparecimento", com sequestro e ocultação de cadáveres, é um crime permanente, não se encaixando no escopo da Lei da Anistia, que tratava do período de 1961 a 1979. A partir dessa tese se pretende buscar atingir os responsáveis pelo desaparecimento de 156 pessoas até hoje. Segundo os promotores, esse tipo de crime não prescreveu, daí as ações judiciais.

Alguns militares não gostaram, e já vêm com a ladainha de que isso é revanchismo, desestabiliza a democracia, etc. Antes criticaram o executivo, na figura da Presidente Dilma, eleita com 58 milhões de votos, e suas ministras. Agora, o Judiciário. O que é a democracia? Eles? O regime ditatorial? Quanto mais criticam fazem, mais se isolam. Não estão acima das leis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário