quarta-feira, 7 de março de 2012

Arraial do Cabo (RJ) - Prainha, um paraíso na baixa estação

Frequentei Arraial do Cabo desde quando era distrito de Cabo Frio, hoje município emancipado. Na década de 70 era "point" de hippies e simpatizantes. A atividade econômica era baseada na fábrica da Alcalis, que produzia barrilha, essencial para a fabricação de vidro, no centro de pesquisas do mar da Marinha (que mantém um Museu Oceanográfico na cidade) e no Porto do Forno. No mais, uma vila de pescadores com turismo de jovens que acampavam nas suas praias.

Há alguns anos estive por lá e vi a fábrica da Alcalis fechada, vítima da privatização em 1995, e da má-gestão posterior. Com o fim da fábrica, Arraial virou uma grande favela, passando por forte  desordenamento dos espaços urbanos. Cheguei a subir um morro próximo à Alcalis para ver a paisagem e acabei vendo indícios de domínio por facção de traficantes. Sem as receitas de impostos da fábrica, o novo município teve muitas dificuldades. Hoje a realidade parece estar mudando para melhor.

A Praia dos Anjos, onde costumava acampar, ficou sem praticamente uma casuarina, tamanha a devastação de ocupação por bares, estacionamentos, etc. Felizmente, o Pontal do Atalaia está razoavelmente preservado, garantindo vistas maravilhosas e praias de areias muito brancas. A Praia do Forno também está intocada por ser área militar.

Na Prainha praticamente foram expulsos todos os pescadores para dar lugar a prédios de veraneio. A Praia Grande, que tinha dunas e era o cenário de um por-do-sol belíssimo, agora tem uma avenida asfaltada batizada de Orla Flávia Alessandra em homenagem à atriz que nasceu lá. Ela não foi à inauguração, talvez por saber que é ilegal atribuir nomes de pessoas vivas a bens públicos.

Feriados fazem de Arraial um verdadeiro inferno. Cada casa ou apartamento alugado comporta mais de 10 pessoas, inchando a cidade. Não há espaço para tantos carros, a exemplo de Cabo Frio, no caso, a matriz do inferno por falta de infra-estrutura para tanta gente. Passadas essas datas de muvuca, Arraial volta a ser pacata, como vi na semana passada.

Velhos problemas, como o monopólio do transporte pela 1001, dificultam a vida de quem quer fazer turismo por lá, levando cerca de 3,5 horas da Rodoviária Novo Rio até a cidade, parando em tudo que é cidadezinha do caminho, quando de carro, fora de temporada, se faz no máximo em 2 horas o percurso pela Via Lagos, onde há um dos pedágios mais caros do mundo.

Apesar dos pesares, vale muito a pena conhecer e ficar por lá descansando, passeando a pé, fazendo os passeios de barco. A natureza continua deslumbrante, e as pessoas continuam simples e solidárias, como no incrível episódio que aconteceu nesta segunda-feira na Prainha, quando 30 golfinhos encalharam na praia e foram salvos pelas pessoas que ali estavam, numa operação rápida e eficiente, espontânea. Veja o vídeo neste link.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ekmMD8oYtJ0#!

Mais sobre Arraial e adjacências em
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2009/08/arraial-do-cabo-rj-prainhas-do-atalaia.html
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2009/08/arraial-do-cabo-rj-museu-oceanografico.html
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2009/08/cabo-frio-rj-praia-do-foguete.html
Prainha - Arraial do Cabo - 1976


 Anexei ao post uma rara foto da Prainha, que tirei em 1976, mostrando as poucas casas, prédios e o morro praticamente limpo. Também tem outra da Prainha vista do mar, mais outras da praia, que tem ótimos restaurantes para quem gosta de comida do mar. Talvez os melhores de Arraial. 

4 comentários:

  1. Lembranças boas ...

    Quando tinha meu Laser, a Prainha era o meu lugar preferido para velejar. Que lugar lindo !!!

    No almoço, aquele peixe frito com bolinhos de aipim com camarão, caipirinha e muita cerveja gelada !!!

    Tempos bons aqueles ...

    ResponderExcluir
  2. Aqueles que tem de faixa etária entre 50 e 55 anos, com certeza desfrutam de lembranças maravilhosas em Arraial do Cabo, mais especificamente na Prainha.
    Infelizmente, hoje a apresentação da Prainha é repleta de desrespeito aos códigos de edificações prediais, completamente suja dentro e fora d'água, invadida em suas reservas naturais, mal administrada, o que é exatamente o retrato urbano de Arraial do Cabo: atualmente um lixo com dinheiro público.
    E Cabo Frio está igualmente depreciada em todos os aspectos.
    O que salva são vocês em minhas lembranças de adolescência.

    ResponderExcluir
  3. Não reclamem...poderia ser pior, imaginem as praias horríveis de São Paulo...por pior que esteja, Arraial do Cabo sempre será o melhor lugar do mundo. Sou paulista, sempre que posso dou uma escapadinha para Arraial, sonho com este lugar todos os dias de minha vida desde a primeira vez que estive lá. Conheço o Caribe, Nova Zelândia, Nordeste do Brasil, Santa Catarina...nenhum destes lugares tem a beleza e o clima envolvente do meu querido Arraial...espero que agora no final de minha vida eu possa terminar meus dias nesta cidade abençoada por Deus. Abraços, Alexandra Hyde.

    ResponderExcluir