terça-feira, 6 de março de 2012

Rio : Transportes não podem esperar a Copa

 Há coisas que deixam o cidadão numa situação de estupidez e subserviência às realidades impostas pela lei do mais forte e pelos malfeitos dos governos. Uma delas é quando pessoas dão entrevistas, em situações desfavoráveis, com sorrisos nos lábios. Incrível isso. A outra, mais recente, é a pessoa estar sofrendo com um problema e dizer que "algo tem que ser feito porque vem aí a Copa" e, para os turistas, tudo tem que estar funcionando direitinho.

É um pensamento mané, de otário. O Rio recebeu 850 mil turistas no Carnaval e a cidade aguentou, e provavelmente não verá tal número na Copa. Há bandalha nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, tanto de taxistas piratas como de máfias de táxis e da Infraero, que incrivelmente restringiu o acesso à pista do embarque junto ao meio-fio a veículos autorizados, deixando os cidadãos desembarcando no meio da rua, sob ameaça de multas. A rodoviária Novo Rio está um lixo, com banheiros caros (em aeroportos não são cobrados), engarrafamento na entrada de ônibus nos terminais, e muito assédio de taxistas e malandros na área de desembarque.


O metrô, em pleno carnaval, se deu ao luxo de ficar com praticamente todos os terminais eletrônicos de venda de bilhetes, gerando imensas filas. Também, por problemas de gestão, de solução imediata, manteve fechada a maioria dos guichês, Muitas escadas rolantes e elevadores desligados. Fora a falta de trens.

Os trens da Supervia, concessão estadual, em péssimo estado, apesar do alto preço. Hoje passou a funcionar o BRS (sistema de ônibus expresso) na Av. Presidente Vargas sem elevadores para cadeirantes, obrigando-os a apelar aos guardas para parar todo o trânsito para que passem pelo nível da pista até o terminal. Isso é coisa para esperar a Copa, quando cidadãos "mais privilegiados" deverão ter tudo bonitinho? Claro que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário