sábado, 17 de março de 2012

Viagem : Saboreando milhares de fotos

Moscou - Museu Cosmonáutico 
Quem lê o blog regularmente pode acompanhar, em setembro e outubro passados, a viagem que fizemos pela Europa oriental. Tiramos mais de 18 mil fotos em 50 dias. Uma parte de locais turísticos que todo mundo vê nos guias e documentários. A grande parte, de coisas que não são atrações para quem viaja em esquema de pacote, e de coisas que gostamos e não sabíamos exatamente o que eram, por barreiras linguísticas ou por não podermos aprofundar mais o conhecimento por falta de tempo. É nessas que estão as descobertas.

Por trás de cada imagem há uma potencial pesquisa, e isso é o que fixa o conhecimento histórico e cultural após a viagem. Exemplo é a foto do post: quem vai a Moscou ver o Museu Cosmonáutico, onde estão expostas naves e equipamentos da conquista espacial soviética? A gente só vê a NASA, mas eles sempre estiveram à frente nas pesquisas e no desenvolvimento espacial. Dentro do museu está uma história que nos foi escondida durante todo o tempo de Guerra Fria. Não tem pacote de viagem que mostre isso, e mesmo que fosse, era para bater umas fotos e cair fora logo para ir ver outra coisa. Quem estiver por lá, é só pegar o metrô para a estação VDNK (linha 6), que segue a Prospekt Mira na direção norte da cidade. Saindo do Museu, é só atravessar uma avenida que chega ao Parque All Russia, muito interessante e enorme. Na volta, deve-se visitar o museu da famosa estátua do operário e da camponesa, que fica perto da estação. De quebra, já se visita algumas belíssimas estações do metrô. Isso tudo depois vira post do blog.

Até agora classifiquei e pesquisei informações de 8 mil fotos. Se quisesse escrever uma três matérias por dia para o blog sobre o que dizem as fotos, teria material para muitos anos. Fora as fotos há os registros escritos, que também contribuem para a bagagem adquirida. Depois vêm as estatísticas de custos, de tempos gastos, a análise das decisões tomadas na logística, o tratamento do conhecimento adquirido para aprimorar as novas viagens, etc. Com mais tempo, a idéia é transformar tudo num e-book.

Vamos ver se até o fim de abril terminamos, e postamos uma avalanche de matérias sobre os países visitados (Áustria, Alemanha, Eslováquia, Rep. Tcheca, Rússia, Eslovênia, Croácia, Bulgária, Hungria e Itália). Nesse meio tempo já estamos preparando um novo roteiro, antes que o câmbio fique ruim para nós. Desta vez, para o norte da Europa, em torno do Mar Báltico. Setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário