sábado, 25 de janeiro de 2014

FANOAPÁ 0056 : Preços unitários em etiquetas... prá quê mesmo?

Foto 1 : Preço unitário útil à decisão
A Falta de Noção que Assola o País faz mais algumas vítimas no território do varejo supermercadista. Sem trocadilho, acerta-se no atacado e erra-se no varejo quando o assunto é preços unitários em etiquetas de produtos.

Em países onde os consumidores são mais exigentes e cientes dos seus direitos é obrigatória a informação do preço unitário na etiqueta do produto. Muita gente não sabe para que serve isso, seja do lado dos que compram como dos que vendem.

Foto 2 : Preço unitário sem noção
Um exemplo: você chega a um corredor lotado de pacotes de papel higiênico e cada embalagem tem quantidades diferentes de rolos e estes, diferentes metragens, com preços diferentes. Como saber quem está barato e quem está caro? O preço unitário é a resposta. E qual é o critério? Preço por rolo? Não serve, porque os rolos podem ter metragens diferentes. O mais correto é o preço por metro linear de papel higiênico, ou seja, divide-se o preço do pacote soma-se toda a quantidade somada de papel. Isso porque ainda não tem rolos mais largos ou mais estreitos que o "padrão", porque se tivesse o correto seria o preço por metro quadrado. Somente alguém sem essa noção acharia que na etiqueta da foto 1 consta que o preço por metro do papel higiênico de 3 centavos é para se ter idéia de quanto se paga por evento número 2 ao usar um vaso sanitário.

Foto 3 : Preço unitário absurdo
Acertou o supermercado, mas andaram pisando em ovos em outra seção. Queria saber o que era mais vantagem: uma caixa de ovos com 30 unidades a R$ 8,40 ou uma de 12 ovos a R$ 4,28. Na falta de informação, o jeito é fazer as contas:
8,40/30 = 0,28 reais por ovo, na caixa de 30 ovos;
4,28/12 = 0,36 reais por ovo, na caixa de 12 ovos.

Conclusão: o ovo da caixa de 30 unidades sai mais barato, e você toma a sua decisão de compra de acordo com a sua demanda de consumo. Difícil é tomar uma decisão com as etiquetas das fotos 2 e 3.
Na foto 2 consideraram uma unidade a caixa de 30 ovos. Isso serve para quê? Comparar com outra caixa de 30 ovos? Quero saber quanto custa um ovo, afinal, a caixa toda já tem um preço bem grande abaixo.  Na foto 3 já não é mais falta de noção, é absurdo mesmo. Em vez de colocar o preço de um ovo, que é a unidade correta, colocaram 12 unidades, e não foi de ovos. Foi uma dúzia de caixas! Quem vai tomar essa informação como critério para qualquer coisa. Bom, sempre tem um sem-noção que acha utilidade para isso. Sei lá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário