quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Farra Aérea Brasileira, os abusos e o golpismo

Temos mordomias injustificáveis para alguns servidores da alta hierarquia do poder, entre elas o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira em situações onde o uso de vôos comerciais seria cabível, economizando milhões de reais. Como existe o Decreto Presidencial 4.244 de 2002 que dispõe sobre o transporte aéreo de autoridades em aeronaves da Aeronáutica, deve ser cumprido até que alguém o modifique ou extingua, cabendo ao Comando da Aeronáutica atender dentro dos princípios da economicidade e transparência.

Assim sendo, a FAB deve se equipar de naves de todos os portes para atender a suas excelências. Sabendo-se que há autoridades que viajam praticamente sozinhas em algumas situações, é para disponibilizar aeronaves pequenas e econômicas, o que parece não acontecer hoje, daí haver relatos de ministros, juízes e outros em aviões de grande porte.

Também deve ser dado conhecimento à sociedade das pessoas que transitam, dos destinos e finalidades, para que se evite os abusos, como o mais recente de vôos para ver jogos da Copa das Confederações e até o implante de cabelos do presidente do Senado, Renan Calheiros. O conhecimento desses abusos pode fomentar movimentos para que se restrinja  o uso de aeronaves públicas a um contingente menor, como presidente, vice e algum outro que, por razões de segurança ou falta de rápido acesso aos destinos em viagens a serviço, justifiquem os gastos.

O que não se pode admitir num estado de direito democrático é a intriga no corpo da FAB estimulando ações golpistas, ameaçando as próprias autoridades que têm o dever de guarnecer. Há sites na internet que estimulam intrigas a partir de atos abusivos como o de Renan Calheiros e o discurso pró-golpe militar, e o fortalecimento da cultura da ditadura militar entre a tropa. O perfil do Facebook Organização Contra a Corrupção faz a incitação à derrubada do estado de direito através de posts como o da foto. 

A bem da economia foi substituído no governo Lula um avião que tinha o apelido de Sucatão por um Airbus novo, avião de grande autonomia e capacidade que acabou servindo à política externa brasileira em viagens presidenciais com comitivas de empresários, culturais, etc. A projeção do Brasil no exterior e para novos mercados deve muito ao Aerolula. Mas a crítica na época foi arrasadora, tanto da oposição civil como dos militares.

Mais recentemente foram substituídos outros aviões antigos pelos da Embraer, inclusive os Lear Jet. Não existem "paraísos aéreos" suntuosos, como diz a nota abaixo. Para conhecer a frota do GTE - Grupo de Transporte Especial - sediado em Brasília, vide o link  http://www.spotter.com.br/esquadroes/gte_02.htm 

Quanto aos abusos, o Ministério da Justiça defende a punição, seja a quem for. Não basta simplesmente pagar em dinheiro os valores referentes a vôos irregulares. Todas essas autoridades são funcionários da sociedade, e como tal devem pagar pelos seus erros. A sociedade democrática se auto-regula, e não precisa de "iluminados justiceiros" para dizer o que deve ser feito. Derrubar um governo por causa de um ou outro picareta que faz mau uso de um jatinho é uma coisa muito mesquinha diante da grandeza do Brasil. Ou puro oportunismo de alguns que não chegariam jamais ao poder argumentando democraticamente.

Segue a "denúncia" que já teve mais de 4 mil compartilhamentos:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


POR FAVOR, COMPARTILHEM!
E CADA VEZ CHEGAM MAIS DENÚNCIAS!

E-mail de um militar da FAB, de Florianópolis para o "Pretinho Básico" (Programa da rádio Atlântida FM) sobre a farra aérea brasileira, no dia 08/07/2013 às 18h.

"Estou acompanhando as notícias e os escândalos acerca do uso de aeronave da FAB para interesse particular de nossas autoridades. Pois bem, algumas coisas acontecem dentro dos órgãos militares e a imprensa não faz a menor ideia ou está impedida de publicar devido ao bloqueio das informações a que somos submetidos pelos nossos Superiores Hierárquicos.

Estes voos feitos pelo "querido" Renan Calheiros não representa nem a ponta do iceberg do que vem acontecendo com a nossa gloriosa Força Aérea Brasileira.

Gostaria que a população soubesse que existe em Brasília, um esquadrão chamado GTE (Grupo de Transporte Especial), pois este esquadrão serve única e exclusivamente para o transporte de autoridades. Ele é composto por aeronaves de 1ª linha, todas com seu interior modificado, transformadas em salas VIP; ou seja, um avião que poderia levar 40 pessoas perde sua capacidade para poder levar 10 ou no máximo 15 pessoas.

Estes aviões voam normalmente com 3 ou 4 passageiros apenas. Ministros, assessores e parlamentares do PT.

Em Florianópolis todas, eu disse TODAS as sextas-feiras, a Ministra IDELI SALVATTI vem de Brasília para cá e volta no domingo à tarde utilizando uma dessas aeronaves. O pior é notar que normalmente ela chega sozinha ou no máximo com 2 ou 3 assessores, e, digo mais, seus vôos sempre saem de Brasília depois das 18:00 h de sexta-feira.
O custo de cada voo desses, calculado pelos colegas de Manutenção de Aeronaves aqui da Base Aérea de Florianópolis, gira em torno de R$ 31.000,00. É o dinheiro do povo brasileiro sendo esbanjado para satisfazer vontades de políticos e Ministros desse Governo.

Se ela está a trabalho, por que só sai de lá depois do horário do expediente? Existem diversos voos de carreira que saem de Brasilia para Florianópolis depois desse horário, com custo do bilhete da passagem de R$ 1.450,00.

Mas, meus amigos, a imprensa nunca vai conseguir cobrir um desembarque destes, pois tudo ocorre dentro dos pátios da Base Aérea e infelizmente eu e meus colegas de farda assistimos o dinheiro do povo ser rasgado e queimado nas turbinas de um belo avião a jato, a serviço de "autoridades" que não merecem isso.

Certa vez tive que viajar mais de 1.000 km para fazer um curso obrigatório para Tenentes Aviadores, exigidos pela FAB. Eu tive que pagar a minha passagem aérea e ao ser ressarcido (depois) recebi o valor referente a passagem de ônibus, pois como Tenente, não tenho direito a transporte em avião da FAB. Vejam só o absurdo que está acontecendo com a FAB.
A grande maioria dos colegas de farda, inclusive superiores hierárquicos, como Comandantes de Bases Aéreas, já estão transbordando de raiva com o que está acontecendo com os desmandos deste Governo, que se diz "popular".

Acho que minha farda deveria ser de bolinhas coloridas com nariz bem vermelho, pelo menos assim eu me sentiria mais confortável cumprindo meu dever pela Pátria Amada."

(O nome do Tenente foi omitido para evitar punições disciplinares)

Por Dilma Rousseff, NÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário