sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MÍDIA BANDIDA 0046 : Filho de Lula reage às calúnias sobre fazenda e avião milionários

O filho do ex-presidente Lula  resolveu agir depois de mais de um ano sendo fritado nas redes sociais como dono de uma fazenda milionária e de um jato para bilionários. Parece hereditário, porque Lula tem o mesmo hábito de não responder à altura a calúnias e difamações. Aí o ódio se espalha, porque não encontra contraponto.

A falta de resposta dos atingidos também cria um sentimento de impunidade que realimenta e rebaixa o ambiente democrático de mídia virtual. Há sites especializados em inventar "denúncias" que não resistem a uma simples leitura, mas servem de combustível para jogar na fogueira os inimigos, em especial Lula, Dilma e o PT.

Todo dia neste blog a gente desarma alguma dessas farsas, e as fábricas de mentiras continuam funcionando a pleno dolo. E os atingidos, nada de reagir. Só sobre o filho de Lula, que não conheço, mas vi matérias absurdas que desmenti, já foram pelo menos 3 posts, que somados atingiram mais de 20 mil acessos num blog que em 5 anos tem 340 mil acessos totais:
- Caso do avião -  http://blogdobranquinho.blogspot.com.br/2013/06/youtrouxa-0022-lulinha-comprou-um-aviao.html
- Caso da fazenda - https://www.google.com.br/url?http://blogdobranquinho.blogspot.com.br/2012/12/hoax-lulinha-o-mega-campeao-de.html
- Caso dos bilhões na Forbes - http://blogdobranquinho.blogspot.com.br/2013/08/youtroxa-0043-forbes-desmente-bilhoes.html

Enfim, o enquadramento. Vai haver reação dos que não querem nenhuma liberdade de imprensa alegando "censura", mas é educativo trazer ao grande público que as pessoas não podem ser acusadas levianamente com fins de destruição de reputação.

De um comentário na revista Rede Brasil Atual que falou sobre os processos na matéria  "Advogados de filho de Lula denunciam seis pessoas por ataques via internet" , copiamos a seguinte explicação:
"O crime de calúnia admite a exceção da verdade. Quem não provar a acusação está sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos e multa (Art. 138 do Código Penal Brasileiro). A pena máxima pode ser aumentada (v. Arts. 70 e 141). Que não dê em nada, como alguns aí comentam, mas fica a lição para os que usam a Internet não só para caluniar, mas também para difamar. Difamação também é crime (Art. 139)."

Segue a nota do escritório que está conduzindo os processos:

"NOTA DO ESCRITÓRIO TEIXEIRA, MARTINS & ADVOGADOS

Polícia abre inquérito para apurar calúnia e difamação contra Fábio Lula

A delegada Victoria Lobo Guimarães, titular do 78º Distrito Policial da Cidade de São Paulo, instaurou inquérito policial para apurar a ocorrência de crimes contra a honra de Fábio Luis Lula da Silva. A delegada Victoria recebeu no dia 2 de outubro de 2013 representação dos advogados de Fábio Lula, pedindo a investigação de seis publicações na internet com conteúdo mentiroso e ofensivo. Fábio não é e jamais foi dono de qualquer fazenda ou de aeronave.

Os seis responsáveis pelas publicações já tiveram suas intimações expedidas pela delegacia e deverão ser ouvidos nos próximos dias. 

“Estas publicações absurdas que têm surgido na internet, pretendendo vincular o nome do Fábio à compra de bens de elevado valor, caracterizam conduta criminosa e serão sempre levadas ao conhecimento das autoridades para as providências legais cabíveis”, afirma Cristiano Zanin Martins, um dos advogados que assina a representação.

Teixeira, Martins & Advogados"

Nenhum comentário:

Postar um comentário