quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

De onde Noblat tirou a "frase de Mercadante opondo museus a educação"?

Imagem que circula nas redes sociais
Recebi de diversas fontes materiais distribuídos por pessoas e sites de direita denegrindo a imagem do ex-Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, atribuindo-lhe a indagação: "O QUE É QUE MUSEU TEM A VER COM EDUCAÇÃO", caluniando-o como ignorante diante da pasta que ocupava. Investiguei a fonte e primeiramente encontrei uma matéria do site da VEJA, coluna de Ricardo Setti, de 22/01/14, onde requenta matéria de 14 de junho de 2013. Coincidentemente, a republicação acontece justo quando Mercadante vai para a Casa Civil do governo Dilma.

A matéria de Setti também cita um artigo que teria sido publicado em O GLOBO de título "O lugar do museu na educação", sem link. Pesquisando na página do jornal e em outras fontes tal artigo não foi localizado. 
Frase na cópia do Blog do Noblat de 03/06/13
Ricardo Setti (parte) - Veja - 22/01/14
Na matéria de Leonel Kaz onde rebate a declaração atribuída ao ministro surgiu a fonte primária da informação: Blog do Noblat de 03/06/13. Não encontramos na matéria a tal frase, mas em outras fontes que replicaram a matéria com fins oposicionistas, como o site do PPS e do PSDB, encontramos o seguinte texto fora de contexto na matéria "Salgaram a Santa Ceia"
Blog do Nobat de 03/06/13 sem a frase na matéria

No Blog do Noblat encontrei a matéria sem a frase que Mercadante teria dito em visita a um dos museus da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. No site da fundação não encontramos nenhuma visita de Mercadante que não fosse numa reunião do Conselho Deliberativo da instituição, onde a única coisa que falou sobre museu foi:
Blog do Nobat 14/06/13 validando a origem da frase
 "O ministro enfatizou que todos os produtos da Fundaj precisam dialogar sempre com a Educação. "Se temos o único museu do MEC (o Museu do Homem do Nordeste, no campus da Fundaj Casa Forte), então que sua experiência seja replicada no resto do Brasil, formando uma rede de museus nas universidades e motivando as escolas a ocuparem esses espaços", pontuou."

Na coluna de Ricardo Setti há diversos comentários questionando a fonte da informação. Ele afirma que jornalista ético não precisa gravar ou fotografar para dizer a verdade. Em resumo: graças à frase atribuída por Noblat a Mercadante todos os demais sites se basearam para produzir seus materiais.

Afinal, de onde Noblat tirou tal "informação"? Gravou? Alguém testemunhou? Filmou? Qual o contexto? Bom esclarecer, porque além de prejudicar a imagem do ex-ministro, serve de informação básica para que outros errem em análises e divulguem potenciais ilações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário