sexta-feira, 15 de julho de 2011

O último Harry Potter


Estréia hoje em lançamento mundial o último filme da franquia Harry Potter, com milhões de fãs se amontoando para ver em pré-estréia. "Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2" promete engordar mais um pouco os bolsos da autora J.K. Rowlings e dos produtores. Em 10 anos, foram mais de US$ 20 bi em faturamento.


Assisti todos e gostei, principalmente dos efeitos. Fantasia não tem idade. Fanatismo é outra coisa. A Universal Studios em Orlando criou um parque temático de Harry Potter. Adolescentes faziam filas para comprar os livros até em inglês nas livrarias brasileiras. De tudo isso, uma coisa muito positiva: o hábito de ler entre os jovens teve sua vez com os livros da saga.

Em Londres, na estação ferroviária King Cross, Harry Potter foi materializado com a representação da Plataforma 9 3/4, que no filme era o ponto de passagem da cidade real para o mundo da fantasia, onde se pegava o trem para a escola de bruxaria e magia de Hogwarts. Os personagens tinham que entrar por uma parede para chegar lá. Quem quiser conhecer o local, vai ter que ralar, porque fica escondido e as pessoas têm dificuldade para indicar onde é.

Um comentário:

  1. Mas você encontrou a passagem, né? rsrsrs Em verdade, por essa série nunca tive muita atração, mas compreendo perfeitamente a necessidade do lúdico disso tudo, desses mundos estranhos e nossos que precisamos realizar através da arte. O sucesso dos livros e dos filmes não foi só questão de marketing, como muitos disseram esses anos todos. Existe algo ali que realmente está no sentimento de quem lê e assiste.

    No Brasil, ainda precisamos investir mais, ao menos num cinema para crianças que não seja Xuxa e afins.

    Abraços!

    ResponderExcluir