terça-feira, 24 de agosto de 2010

Blogueiros defendem liberdade de expressão

Realizou-se em São Paulo no último domingo o 1° Encontro de Blogueiros Progressistas, que aprovou uma carta de princípios defendendo a liberdade de expressão, com destaque para a Internet, a democratização na comunicação (entendida como descentralização) e a universalização da internet de banda larga. Deverá haver um segundo encontro a ser marcado. O movimento se assume suprapartidário, independente de partidos e grupos polícitos. Vide aqui a íntegra da carta.

Os blogs progressistas são a pedra no sapato da grande mídia, porque revelam verdades inconvenientes, normalmente expurgadas das pautas dos oligopólios de comunicações. A repercussão de análises sobre assuntos que se tenta ocultar é rápida, impedindo a construção da "verdade única" totalitária a serviço dos grandes grupos econômicos e da ideologia do capital. Articulados com o Twitter, os blogs são hoje instrumentos de resistência na formação de opinião.

Nem todos gostam disso. O candidato à presidência José Serra, do PSDB, sentiu-se incomodado pela democracia dos blogs, disse no 8° Congresso Brasileiro de Jornais, para uma platéia de donos da sua mídia aliada, que o governo financia blogs para perseguirem jornalistas, chamando-os de "blogs sujos". Sentindo-se atingido, o blog Cloaca News resolveu interpelar judicialmente o tucano, no que está sendo seguido por outros blogs.

O discurso de Serra está em sintonia fina com os telejornais da Globo. Hoje a Míriam Leitão começou falando da censura de Chavez , preparando o terreno para a crítica a Dilma, em quem tentam colar a pecha de censora autoritária. Ditatorial e contrária à liberdade de imprensa, nas palavras do grande aliado da campanha de Dilma, o desqualificado facistóide vice de Serra, Índio da Costa, aquele que só aparece para radicalizar à direita e tirar pontos do "Zé" (Mané) ao ser rechaçado.

A internet tem de tudo, inclusive sites de extrema direita que pregam abertamente o golpe contra as instituições democráticas e a volta à ditadura militar. A grande mídia vai ter que engolir a divisão do mercado de informações e ser mais convincente, e menos totalitária na defesa dos seus interesses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário